Início » CONTRAÍDA INTERNAMENTE PELO ESTADO: Parte da dívida vence em um ano

CONTRAÍDA INTERNAMENTE PELO ESTADO: Parte da dívida vence em um ano

Por Jornal Notícias
A+A-
Reiniciar

POUCO mais de um terço da dívida doméstica contraída pelo Governo Central vence dentro de um ano, segundo informação divulgada recentemente pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF).

A entidade refere ainda que o vencimento da dívida interna aumenta o risco de materialização, ao longo do ano, de um cenário em que a única opção do Governo será o tratamento das prestações vencidas por refinanciamento comercial. 

Através do refinanciamento comercial os contratos de empréstimo feitos numa determinada instituição financeira podem ser trocados, o que tem potencial para a extensão dos prazos e para impactar nos valores envolvidos. 

Até 31 de Dezembro do ano transacto a dívida acumulada do Governo Central perfazia 15,217.7 milhões de dólares norte-americanos, sendo 4,911.3 milhões referentes aos compromissos internos. 

Neste sentido, o relatório sobre a Dívida Pública a que o “Notícias” teve acesso considera que à medida que as taxas de juro de Bilhetes do Tesouro e Obrigações do Tesouro aumentam o custo do financiamento interno vem impulsionando um contínuo ajustamento em alta da taxa de juro média ponderada da carteira de empréstimos do Governo.

Podes tambem gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Contacte-nos

 

  • Área editorial: +258 84 514 9860 / +258 84 936 6654
  • Área comercial: +258 84 910 4321

Capa do dia