Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O EXECUTIVO do Niassa compromete-se a prosseguir com os seus esforços visando atrair mais investimentos privados, nacionais e estrangeiros, para assegurar a implementação de projectos económicos e sociais no distrito de Cuamba, integrado no triângulo de desenvolvimento da província.

As áreas eleitas para financiamento são de agricultura e pecuária, produção de energia eléctrica fotovoltaica, reabilitação de vias de acesso, entre outras, cujo impacto se possa traduzir na melhoria da qualidade de vida da população, através do incremento de oportunidades de acesso ao emprego e do volume de impostos para o Estado.

A garantia foi dada recentemente pelo governador do Niassa, Arlindo Chilundo, acrescentando a necessidade de se fazer mais trabalho para a exploração do potencial que o distrito de Cuamba pode dar em prol do desenvolvimento da província, facto que depende, em grande medida, do interesse do empresariado nacional e estrangeiro em garantir a disponibilidade de fundos através de novos investimentos ao nível daquela parcela.

Na sua óptica, Cuamba tem potencial ainda inexplorada para promover o fomento pecuário das espécies bovina, suína e caprina. Ha vastíssimas áreas de pastagem e clima favorável. Adicionalmente, referiu Chilundo, deve-se começar a pensar no aproveitamento do bagaço de semente da cultura de algodão, que vai derivar do fabrico de óleos alimentar em processo de instalação, em Cuamba, para garantir a provisão de ração para alimentar e engordar o gado bovino.

Quando o gado é bem alimentado, desenvolve-se de forma saudável e atinge o peso que, depois de abatido, assegura uma renda satisfatória para o criador, referiu Chilundo. 

No domínio da avicultura, os primeiros sinais que visam assegurar o abastecimento de frango ao mercado consumidor, a preços ao alcance da população, foram dados recentemente pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), que inaugurou uma fábrica de ração com capacidade de 24 toneladas diárias. A implementação do empreendimento custou aos cofres daquela instituição de ensino superior cerca de 26 milhões de meticais.

Além de frangos, o produto pode alimentar outras espécies animais, mas os proponentes da iniciativa querem fornecer quatro mil frangos diários através do seu aviário em funcionamento na cidade de Cuamba.

Chilundo exaltou a iniciativa da UCM, porque espera que as famílias carenciadas possam apostar na criação de frangos e comercialização junto daquela instituição de ensino, que tem uma unidade para o efeito e com os resultados da venda a reduzir substancialmente o nível de dependência de apoios do Governo. 

Cuamba é um importante centro comercial do Niassa, onde converge a produção dos distritos do sul da província, nomeadamente Mecanhelas, Metarica, Marrupa, Maúa e Mandimba, destinada à comercialização e escoamento para os restantes pontos da região norte e centro do país.

O governador do Niassa considera importante avançar no reforço da energia eléctrica disponível através da rede nacional. A construção de uma central fotovoltaica de grande potência em Cuamba, para satisfazer as necessidades da indústria de transformação que poderá crescer num futuro próximo, não só naquele distrito, como na região sul da província, constitui uma prioridade do seu Executivo.

As vias de acesso para o interior da província fazem parte dos desafios do Governo do Niassa, que recomendou a elaboração de um projecto executivo para reabilitação, que consistirá na asfaltagem da estrada Cuamba-Marrupa, com extensão estimada em 300 quilómetros.

A entrega do referido projecto ao Governo vai desencadear um processo de mobilização de financiamentos para execução da empreitada, cuja conclusão facilitará a circulação rodoviária, entre as províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia, trazendo para o mercado os principais produtos agrícolas e assegurar o seu processamento.

No início de Abril o Governo do Niassa promoveu uma conferência de investimentos para o desenvolvimento da província, que mobilizou 104 milhões de dólares no dia de encerramento do evento e que contou com a participação de mais de 400 convidados em representação do sector privado.

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction