Opinião

Politica

QUANDO faltam cinco dias para o fim do recenseamento, os órgãos de administração eleitoral afirmam que o objectivo é registar o máximo de eleitores, de modo ...

sexta, 24 maio 2019
Leia +

Nacional

O MAU estado da estrada que liga ao Centro de Saúde de Natite, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, está a condicionar a circulação de ambulâncias, transportando ...

sexta, 24 maio 2019
Leia +

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo apurou-se, na tarde de ontem, para a fase zonal sul da Taça de Moçambique, após golear as Águias Especiais por 5-0, em partida da ...

quinta, 23 maio 2019
Leia +

Beira

O ENCURTAMENTO de rotas pelos transportadores semi-colectivos de passageiros ganhou um novo contorno na cidade da Beira, com os alunos a ser os mais beneficiados da artimanha dos ...

sexta, 24 maio 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

A introdução de meios electrónicos nas operações de comércio externo, sobretudo na emissão do Termo de Compromisso de Intermediação ...

sexta, 24 maio 2019
Read more

Tecnologias

O USO da biotecnologia na pecuária pode acelerar o repovoamento das espécies em extinção no país, com maior enfoque para elefantes e rinocerontes. Leia mais

sexta, 24 maio 2019
Leia +

As assembleias de voto instaladas no Estádio Nacional do Zimpeto, distrito Municipal KaMubukwana, cidade de Maputo, estão a registar uma afluência de eleitores digna de registo.

Com efeito, até às 7.00 horas da manhã, altura em que iniciou o processo de votação, os eleitores já estavam posicionados e organizados em filas para exercer o seu direito de voto e o processo decorria de forma tranquila e ordeira. 

As enchentes caracterizam, igualmente, as primeiras horas na assembleia de voto instalada na Escola Primária Completa 10 de Janeiro, no bairro de Magoanine C.

Neste posto de votação, para além da enchente, as mesas abriram às 8.40 horas, devido à falta de algum material que só foi disponibilizado esta manhã pelas equipas do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, STAE.

Nesta escola, os eleitores que se fizeram ao local estavam agastados com a lentidão no processo de votação, que começou quase duas horas depois da hora oficial de abertura das mesas de votação.

Pedro Warila disse à nossa reportagem que estava no local desde às 6.00 horas e até cerca das 9.00 horas ainda permanecia na fila à espera para votar, tudo devido ao atraso na abertura das mesas. 

Já na EPC Mártires de Mbuzine, a votação começou quinze minutos depois das 7.00 horas, devido ao atraso dos Membros da Mesas de Voto, MMVs, nomeadamente, escrutinadores e secretários.

Para o efeito, Guilherme Chavana, vogal do STAE, disse que para ultrapassar a ausência de alguns MMVs foi necessário recorrer à sua substituição por suplentes, porque nas seis mesas instaladas no local havia um défice de pessoal.

Um eleitor disse ter chegado ao local as 3.20 minutos par ser o primeiro a votar e ir tratar seus assuntos.

No posto de votação localizado junto ao lar dos idosos, em Magoanine, no distrito Municipal KaMubukwana, o ambiente era calmo e registava alguma enchente devido à morosidade.

Nas assembleias de votação da Escola Ingrind Shawner e da secundária Quisse Mavota, no bairro do Zimpeto, os eleitores afluíram em massa. As mesas abriram à  hora estipulada e a situação estava calma, com filas de eleitores à espera da sua vez de votar.

Chavana, do STAE central, que se encontrava nestes locais a verificar o decurso do trabalho, disse à nossa equipa de Reportagem que o trabalho estava a decorrer sem sobressaltos.

Lentidão e filas enormes caracterizaram as primeiras horas de votação em algumas assembleias de voto da Coop, no distrito municipal de Kampfumu, na capital do país.

Contudo, esta tarde, já nota-se alguma flexibilidade no processo e tende a reduzir a afluência de eleitores, bem como a reduçao de filas.

Em algumas assembleias de voto surgiram focos de descontentamento, quando alguns eleitores tentaram se fazer passar por idosos, a fim de ter prioridade na votação.

 

A excepção destes cenários o processo decorre sem distúrbios de realce.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction