Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Osavanços no processo de paz e os resultados que se registam nos diferentes sectores da economia estão a concorrer para o aumento das exportações, da estabilidade cambial e para a desaceleração da inflação.

Estes factores, segundo o Primeiro-Ministro, são testemunhados pela actual tendência da inflação média anual que, a partir de Abril deste ano, passou para um dígito, situando-se nos nove por cento, contra 22.1 por cento, registados em igual período do ano passado.

Falando ontem no Parlamento, no primeiro dos dois dias da sessão de perguntas ao Governo, Carlos Agostinho do Rosário disse ser convicção do seu executivo que, com o actual ritmo de abrandamento da inflação, 2018 pode terminar com uma taxa média anual abaixo de 11.9 por cento previsto no Plano Económico e Social para este ano.

Explicou que a tendência de redução da inflação cria espaço para que a taxa de juro no sistema bancário continue a reduzir, o que poderá melhorar as condições de acesso ao financiamento, em particular pelas pequenas e médias empresas, responsáveis pela geração de emprego, sobretudo para jovens.

O governante observou, igualmente, que o metical continua estável e encontra-se alinhado com os fundamentos macroeconómicos da economia.

“As exportações continuam a aumentar colocando as reservas internacionais líquidas do país a níveis confortáveis, o que permite amortecer eventuais choques na economia”, disse o Primeiro-Ministro.

Por seu turno, o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, esclareceu aos deputados que o governo tem estado a efectuar o pagamento regular do serviço da dívida multilateral, bilateral e doméstica. O serviço da dívida externa em 2017 foi de 271 milhões de dólares, ou seja, 16,3 mil milhões de meticais.

Explicou que o executivo não está a pagar a dívida comercial, e sindicada garantida, cujo stock é de 1.8 milhão de dólares, estando no momento em negociações com credores para a sua reestruturação.

Ainda de acordo com o Ministro da Economia e Finanças, o serviço da dívida pública interna em 2017 foi de 19.9 mil milhões de meticais.

Chamado ao pódio, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, explicou aos deputados que o início da exploração do gás natural do Rovuma, em Cabo Delgado, está previsto para finais de 2022.

“Em Março deste ano testemunhamos em Singapura, ao corte da primeira chapa de aço para a fabricação do sistema de ancoragem da plataforma flutuante de liquefacção, cuja conclusão está prevista para finais de 2021, prevendo-se que esteja nas águas moçambicanas no final do primeiro trimestre de 2022, sendo que o início da produção do gás natural deverá ocorrer no último trimestre deste ano”, explicou Tonela.

Sábados

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction