Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A inauguração do edifício-sede do Instituto Nacional de Saúde (INS) constitui um passo significativo na busca de soluções para os problemas da saúde em Moçambique, com base em evidências científicas.

A apreciação foi feita ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, falando na cerimónia que marcou a inauguração da infra-estrutura, localizada no distrito de Marracuene, província de Maputo.  

Segundo Nyusi, ao longo de mais de quarenta anos de existência o INS tem estado a crescer, prestando um grande contributo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde, e respondendo à demanda de evidências científicas para o controlo de epidemias.    

“O INS tornou-se numa das mais consolidadas e abrangentes instituições do género no continente africano. As suas áreas de actuação incluem a investigação científica, referência laboratorial, formação, realização de inquéritos e vigilância em saúde”, afirmou.

O Chefe do Estado recordou que a inauguração do edifício-sede do INS acontece meses depois da redefinição das suas atribuições e competências, tendo em vista o fortalecimento da coordenação e gestão sectorial, bem como a realização de pesquisas em saúde. 

“É nossa expectativa é que estas instalações permitam ao Instituto cumprir com qualidade e excelência técnico-científica as suas atribuições, em prol do bem-estar de todos os moçambicanos”, disse o Presidente da República.       

Nyusi, que fez uma visita guiada ao edifício, equipado com tecnologia moderna para o diagnóstico de doenças, destacou a criação do laboratório de alta contenção, onde podem ser testados, com segurança, pacientes com suspeita de infecções altamente perigosas, como é o caso vírus da ébola.         

Por sua vez, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, disse que o acto assinala o início de uma nova era na investigação em saúde, pois representa o crescimento do INS em termos de infra-estruturas, equipamentos e formação.

Abdula acrescentou que o feito propicia, acima de tudo, um ambiente de pesquisa ideal que vai proporcionar maior robustez ao Serviço Nacional de Saúde, na busca de soluções baseadas em evidências científicas para resolver os problemas enfrentados pelo sector no país. 

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction