Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Pelo menos 17 mil pedidos aguardam actualmente por uma decisão sobre a atribuição ou não do estatuto de refugiados em Moçambique.

 

O anúncio foi feito ontem, em Maputo, por António Inácio Júnior, director nacional do Instituto de Apoio ao Refugiado (INAR), numa conferência de imprensa conjunta com o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Moçambique, Hans Lunshof, convocada para assinalar o Dia Mundial do Refugiado, que se celebra a 20 de Junho.

No total Moçambique acolhe presentemente 40.368 refugiados, requerentes de asilo, retornados e deslocados internos, dos quais 26.228 são descritos como estando activos. Do grupo de refugiados em Moçambique destacam-se os da República Democrática do Congo (10.185); Burundi (8.410); Ruanda (3.739); Somália (3.657) e cidadãos nacionais (4.509). Até Março último, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) tinha investido cerca de seis milhões de dólares em actividades de assistência aos refugiados no nosso país.  

No Centro de Refugiados de Maratane, na província de Nampula, estão contabilizados 13.554 refugiados e requerentes de asilo, dos quais 9.711 activos estão acomodados no centro.

Um total de 8.798 residem na cidade e província de Maputo e 7.719 vivem noutras províncias do país.

Segundo António Inácio Júnior, um total de 26.228 refugiados e requerentes de asilo já passaram pelo processo de verificação física que decorreu entre Abril de 2016 e Junho de 2017. Deste número, já foram emitidos 20.329 cartões de identificação, em função da situação de cada beneficiário.

“Este ano recebemos 716 novas chegadas, na sua maioria da Somália, Congo Democrático e o Ruanda. Reassentamos 40 refugiados, sendo 32 para o Canadá e oito para a Suécia”, explicou o director do INAR.

Do grupo de refugiados no país destacam-se alguns a exercer actividades no sector público e privado, neste caso médicos (123), enfermeiros (110), professores (232), comerciantes (5.291), camponeses (2.077), cabeleireiros (481), motoristas (284), alfaiates (187) e electricistas (32).

Sábados

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction