Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O Ministro das Obras Públicas e Habitação e Recursos Hídricos sugere que a TRAC, firma concessionária da estrada Maputo/Witbank (EN4), considere a colocação de uma vedação consistente nos troços considerados críticos, como parte da estratégia para reduzir a ocorrência de atropelamentos naquela rodovia.

 João Osvaldo Machatine, que ontem visitou as obras em curso na EN4, aproveitou o ensejo para transmitir aos gestores da TRAC a preocupação do Governo com a segurança rodoviária, apelando a concessionária a investir mais nos mecanismos de assistência às vítimas de acidentes naquela estrada.

Machatine referiu-se, por exemplo, aos sistemáticos casos de atropelamento de peões, não obstante existirem pontes pedonais nas áreas de maior movimento, nomeadamente aquelas em que a estrada atravessa áreas residenciais densamente habitadas.

No contacto com jornalistas, o ministro Machatine considerou que a TRAC é um exemplo de como uma concessão deve funcionar, acrescentando que o Governo tem interesse de capitalizar e replicar as boas práticas da EN4 noutras vias que serão concessionadas.

Por seu turno, o representante da TRAC, Fenias Mazive, disse que as obras em curso incluem a montagem de um separador central “quase que intransponível”, mas avançou a possibilidade de se instalar vedação nas bermas, nos pontos de maior ocorrência de acidentes.

Mazive acolheu a proposta do ministro Machatine, de instalação de radares fixos para o controlo de velocidade.

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