Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O Governo prevê mobilizar 1.080 milhões de dólares americanos junto de parceiros, para financiar catorze projectos de construção e reabilitação de estradas na região norte do país.

Dos 14 projectos, 12 estão serão implementados nas províncias de Cabo Delgado e Nampula e os restantes dois no Niassa. Do total, dez são de asfaltagem e os outros de reabilitação, segundo dados recentemente divulgados pela Administração Nacional de Estradas (ANE).

Actualmente, segundo a fonte, há 21 projectos de investimento alistados ou em curso nas três províncias num valor global de 1.641 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 562 milhões já foram mobilizados pelo Governo junto de parceiros.

Estes projectos, segundo a ANE, incluem a construção de duas pontes, sendo uma em Cabo Delgado e outra na província do Niassa.  

Cabo Delgado é a província que apresenta o maior défice, necessitando de 439 milhões de dólares para a implementação da asfaltagem de 353 quilómetros de estradas e reabilitação de outros 160 correspondentes a duas rodovias, nomeadamente Macomia-Sunate e Metorro-Rio Lúrio.

Segue Nampula, com um défice de 349 milhões, valor que, adicionado ao que o Governo já mobilizou junto de parceiros, será investido na garantia da asfaltagem de quatro estradas, construção de uma.

Estes dados foram partilhados durante a última reunião de revisão anual do Programa Integrado do Sector de Estradas (PRISE) e apontam Niassa como a região onde houve maiores avanços nos últimos anos.

Dos sete projectos de investimento, totalizando 791 quilómetros de estradas e uma ponte, avaliados em 605 milhões de dólares, apenas dois é que continuam sem financiamento. Trata-se da asfaltagem da estrada Cuamba-Marrupa e do by-pass a Cuamba.

Entre os financiadores que já alocaram fundos constam o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Exim Bank, da China e da Coreia, para além da Agência Japonesa de Desenvolvimento Internacional (JICA).             

Sábados

TEMA DE ...

Apoio. Provavelmente descobrimos a dimensão desta palavra quando ...

...

Há vários anos que a cidade de Maputo e arredores tornou-se ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction