Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O aproveitamento integral das barragens de Mapai e de Massingir vai permitir a irrigação cerca de 161 mil hectares de terra arável no vale do Limpopo, em Gaza.

Enquanto se prepara o concurso público para a selecção do empreiteiro, o estudo de viabilidade avança que a construção da Barragem de Mapai vai implicar a transferência de cerca de 10 mil pessoas residentes em 21 comunidades nas margens do Rio Limpopo.

A empreitada é avaliada em pouco mais de mil milhões de dólares norte-americanos, valor que além de cobrir a construção da hidroeléctrica, contempla a abertura de um dique para a protecção à comunidade de Salane, face ao perigo de inundações.

Quanto às vias de acesso, deverá ser feito o realinhamento de 63 quilómetros da Estrada Nacional 222, que liga Mapai a Pafuri, de modo a acomodar a infra-estrutura.

Refira-se que a Bacia do Limpopo possui uma superfície arável de cerca de doismilhões de hectares, com um potencial para a prática da agricultura e pecuária, por conta dos seus solos férteis e do clima favorável.

A região dispõe de vias de acesso que garantem acesso a mercados estratégicos como Maputo, África do Sul e Zimbabwe. Por outro lado, o vale do Limpopo integra áreas de conservação e parques transfronteiriços.

Por conta destas oportunidades, reinam expectativas quanto à possibilidade de o projecto vir a estimular a criação de mais postos de emprego e desenvolvimento de capital humano.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction