Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O GOVERNO vai assumir os custos com os projectos sociais de electrificação, nomeadamente aqueles que visam levar a energia eléctrica às comunidades independentemente da sua viabilidade financeira, ficando a Electricidade de Moçambique (EDM) encarregue de procurar financiamento para iniciativas de natureza comercial.

O presidente do Conselho de Administração da EDM explica que os dois negócios passarão a estar compatibilizados, saindo-se do actual modelo em que a parte social corrói os ganhos da componente comercial, fazendo com que a situação financeira da empresa seja sempre insustentável. 

Mateus Magala deixou claro que os projectos de electrificação rural continuarão a correr, uma vez que a energia eléctrica é um mecanismo de inclusão e há a meta de acesso universal a este recurso até 2030.

A diferença, segundo Magala, é que os financiamentos para suportar as iniciativas visando levar o recurso às comunidades rurais cujos consumos não justificam os investimentos nas linhas de transporte e outros equipamentos passam a ser subsidiados pelo Governo.

Actualmente, segundo Mateus Magala, os clientes da EDM devem à empresa mais de um bilião de meticais, 60 por cento dos quais de consumidores sociais.

Magala falava ontem em Maputo durante o seminário de apresentação do novo regulamento de “procurement” junto de instituições do Estado, empresas privadas e outras entidades com as quais a EDM interage frequentemente.

O novo regulamento centraliza os processos visando à contratação de serviços e compra de diversos bens, incluindo equipamentos e materiais de electrificação, com a finalidade de oferecer maior transparência e credibilidade junto da sociedade e financiadores.

Fátima Artur, administradora do pelouro de Pessoal e Serviços Corporativos, disse que o modelo apresentado aos financiadores resulta da combinação de diferentes metodologias usadas no mundo.

Devido às fragilidades que existiam na componente de “procurement”, a EDM vinha comprando, nos últimos anos, contadores por 120 dólares norte-americanos quando podia adquiri-los até por 20 dólares se fossem refinados os mecanismos de contratação de fornecimento.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction