Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) vai desembolsar  5,6 milhões de dólares para apoiar o sector agrícola em Moçambique.

Para o efeito, um acordo foi assinado, ontem, em Maputo, pelo Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Marrule, e a directora interina da USAID em Moçambique, Sheryl Stumbras.

O acto foi testemunhado pelo representante do Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO) em Moçambique, Olman Serrano.

O montante tem como principal alvo os pequenos agricultores, através da investigação de novas pragas e doenças agrícolas que actuam em Moçambique e, deste modo, aumentar a produtividade.

Falando após a assinatura do acordo, Marrule disse que o financiamento representa o início de mais um ciclo de esperança para pequenos produtores, acrescentando ainda que o foco reside na assistência técnica, incluindo a investigação agrária conjunta.

O ministro assegurou que o governo continua a intervir de forma eficaz para garantir o maneio e controlo de fitopatologias em áreas seleccionadas.

 “Estamos conscientes que pragas e doenças exóticas podem reduzir consideravelmente a produção de milho e outras culturas em Moçambique e colocar em risco a segurança alimentar das famílias, bem como a sua renda”, afirmou, segundo a AIM.

Por seu turno, Stumbras disse acreditar que o país vai atingir as metas estabelecidas no que concerne ao aumento da produtividade dos pequenos agricultores.

“Estamos confiantes de que, sob liderança do ministro e em colaboração com os sectores público e privado Moçambique vai superar este último desafio do sector agrícola”, sublinhou.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction