Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O Ministério da Saúde (MISAU) apela a toda sociedade para pautar pela prevenção da violência durante a quadra festiva.
O repto foi lançado ontem, em Maputo, pela directora nacional adjunta de Assistência Médica, Elénia Amado, durante um “briefing” com  jornalistas.
De acordo com Amado, a sociedade deve pautar por um comportamento de prevenção durante a quadra festiva, que é marcada por sucessão de datas comemorativas, nomeadamente, o Natal, final de ano e início de outro.
“O Ministério da Saúde pode estar preparado. Mas se a sociedade civil não pautar pela prevenção, o nosso nível de preparação pode ser posto em causa”, salientou, citado pela AIM.
Porém, Amado garantiu que o MISAU e instituições afins estão preparados para as actividades de urgência durante a quadra festiva.
“O MISAU tem escalas para a quadra festiva e os hospitais estão preparados para aceder a essas escalas, que começam a 20 de Dezembro (em curso) até 05 de Janeiro de 2019. As nossas cirurgias vão, a partir do dia 20, prestar atenção para as urgências, ou seja, todos os blocos operatórios estão preparados para as actividades de urgência, que possam ocorrer nessa altura”, disse. 
A fonte recordou que o Serviço Nacional de Sangue (SENASE) conta, actualmente, com 1700 unidades do líquido vital. 
Apesar de não manifestar satisfação com a quantidade de sangue disponível, Amado considera que a mesma é suficiente para a quadra festiva. “O nosso Serviço Nacional de Sangue tem disponíveis, neste momento, 1700 unidades de sangue. Não estamos satisfeitos com a quantidade. Gostaríamos de ter mais. Mas é uma quantidade que, para nós, é aceitável para podermos trabalhar de forma tranquila durante a quadra festiva”.
Entretanto, o MISAU está a levar a cabo campanhas de sensibilização para a doação de sangue nas unidades sanitárias.
“Estamos a mobilizar todas as pessoas para doarem sangue, não só para atender à quadra festiva. Mas a quadra é preponderante pelo risco de aumento da sinistralidade e, por aí, e em algum momento, os nossos bancos de sangue podem precisar de reforço”, referiu a fonte.
Ainda sobre a sinistralidade rodoviária, a directora nacional adjunta de Assistência Médica referiu que todos os hospitais provinciais estão preparados com pelo menos uma ambulância para atender a situações de urgência.
O MISAU sensibiliza, ainda, a toda sociedade para se precaver contra alimentos que possam colocar em causa a saúde humana.

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction