A NONA edição do Festival Azgo é o prato principal do cardápio artístico-cultural deste fim-de-semana na capital do país. São mais de 40 artistas, nacionais e estrangeiros, que se vão juntar para celebrar as artes, em particular a música.

Para hoje, as actividades iniciam às 10 horas no campus principal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o Azgozito, programa do festival voltado para os mais novos. Fernando Luís e o Projecto Matuwe-tuwe, da Banda Kakana, são alguns dos artistas escolhidos para alegrar a manhã dos mais novos. Para além da música, a dança e a arte circense farão parte da iniciativa.

Para incentivar a leitura, está agendado o “Azgo Ler”, que conta com uma oficina de escrita e criação de livros a partir de material reciclado, conduzida pela Livaningo Cartão de Arte. O programa contempla também fotografia, execução de instrumentos de percussão, maquecria e muito mais.

No “Azgo” existe uma exposição de arte e design de espaço dentro da área do festival, denominado “Azgo Bazar”. O festival conta também com uma feira de gastronomia, o “Xikafu”.

No início da tarde de hoje arranca o concerto principal, no qual deverão actuar diversos artistas. No palco Zena Bacar vão actuar os rapper Kloro e Sands, da Suazilândia. Ainda neste palco, Safira José vai mostrar que a marrabenta ainda vive. O agrupamento sul-africano TKZEE vai relembrar os seus tempos de glória e trazer as suas novas composições.

Para agitar a festa, Anita Macuácua, Marllen e Mr. Bow prometem momentos de exaltação da música moçambicana, com passos de dança à mistura.

No mesmo dia, ainda no campus da UEM, no palco Fany Mpfumo, vai actuar a banda Massukos, da província do Niassa; os músicos Stewart Sukuma, Xixel Langa, Yolanda Kakana, Kaliza, Messias Maricoa, entre outros.

Amanhã, último dia do festival, está prevista uma visita ao emblemático bairro da Mafalala. As actuações iniciam às 14 horas, prolongando-se até 20:30 minutos.

O campinho onde jogou Eusébio, Matateu e Domingues vai se transformar em palco para receber Dj Júnior, Banda Marrove, Isabel Novella, o rapper Dice, entre outros. Haverá igualmente espaço para uma pausa, para uma oração pelas vítimas dos ciclones que assolaram o país. Mais tarde, o público vai acompanhar a actuação de músicos e agrupamentos, como as Banda Khale, Safira José, Stewart Sukuma e a Banda Nkhuvu, entre outros.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction