Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

Opinião

Politica

A PRESIDENTE da Assembleia da República, Verónica Macamo Ndlovu, desafiou os parlamentos africanos a apoiarem o combate efectivo à corrupção, com ...

terça, 23 outubro 2018
Leia +

Autárquicas 2018

O Embaixador da Alemanha em Moçambique, Detlev Wolter, considera as quintas eleições autárquicas realizadas no passado dia 10 de Outubro corrente, como terem decorrido num ...

quarta, 17 outubro 2018
Leia +

Economia

O BANCO de Moçambique decidiu manter a taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) em 15 por cento, travando a tendência de descida que vinha se verificando desde Abril ...

terça, 23 outubro 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, campeão nacional em título, perdeu ontem, por 64-74, com o Petro de Luanda, na estreia do Grupo “B”, da frase zonal VI de ...

terça, 23 outubro 2018
Leia +

Nacional

O MINISTÉRIO da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) adquiriu e distribuiu até Fevereiro último, na província de Nampula, 11.012 carteiras duplas, ...

terça, 23 outubro 2018
Leia +

O presidente francês, Emmanuel Macron, inicia esta quinta-feira uma visita de dois dias a São Petersburgo, Rússia, a convite do seu homólogo russo, Vladimir Putin, depois de se terem reunido pela primeira vez há um ano em Versalhes.

Os dois governantes terão um primeiro encontro esta manhã no Palácio Constantino, sendo esperada a presença de Macron na sexta-feira numa sessão do Fórum Económico Internacional.

O acordo nuclear com o Irão, o conflito na Síria e a situação no leste da Ucrânia deverão dominar o diálogo entre os dois líderes. O objectivo é limar arestas e tentar alcançar consensos relativamente a crises internacionais, segundo foi noticiado.

“Espera-se que as duas partes mantenham discussões ao mais alto nível sobre o desenvolvimento da cooperação bilateral, além de assuntos fundamentais da agenda regional e internacional”, refere um comunicado do Kremlin.

“A Rússia está presente na Síria e no Médio Oriente. Mantém relações estreitas com o Irão. É preciso conversar com o país, mantendo os olhos abertos”, defendeu um diplomata francês citado pelo jornal “Figaro”.

A prioridade do chefe de Estado gaulês é discutir com Putin a maneira de manter o acordo nuclear alcançado em 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido e a Alemanha), após o anúncio da saída dos EUA. Macron acredita que a proximidade de Moscovo com Teerão facilitará este processo, tornando o Médio Oriente mais seguro.

Macron pretente também alertar Putin para a necessidade de relançar o processo de paz na Síria, de forma a evitar a escalada da violência na região.

A anexação da Crimeia pela Rússia também deverá ser um dos assuntos de discussão entre os dois líderes, numa altura em que Moscovo enfrenta forte contestação internacional, nomeadamente, face ao caso de envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia, no Reino Unido, e a alegada interferência russa nas eleições norte-americanas.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction