Imprimir
Categoria: Beira
Visualizações: 1691

UM total de 18 viaturas de alta cilindrada e de luxo acabam de ser apreendidas pela Autoridade Tributária (AT) na cidade da Beira.

Fonte da instituição revelou ontem ao “Notícias” que a apreensão  dos referidos veículos se deveu àprática de várias infracções, entre as quaiso contrabando, descaminho e subfacturação urdida pelos respectivosproprietários.

De acordo a fonte, que pediu para não ser identificada, a apreensão resulta de uma intensificação das operações de fiscalização. “A AT decidiu intensificar a fiscalização para estancar a onda crescente de contrabando de viaturas, com enfoque das provenientes da República da África do Sul”, explicou.

Referiu ainda que não são conhecidos os resultados preliminares da operação, tal como as perdas que o Estado moçambicano averbaria caso a infracção não fosse descoberta. “Não se pode avançar nada sobre as perdas tão já porque ainda decorrem os procedimentos de natureza técnica e aduaneira. A finalidade é averiguar o real valor comercial das viaturas em causa, o que permitirá o cálculo dos direitos e outras imposições devidas ao Estado”, elucidou a mesma fonte.

No ano passado, a Autoridade Tributária nesta parcela do país apreendeu outras dezenas de viaturas de luxo devido ao mesmo tipo de infracções.

O descaminho, que é a introdução de mercadorias no território sob falsas declarações, dominou as infracções registadas no ano passado na cidade da Beira.