MORREU na madrugada de hoje, em Maputo, o dramaturgo Lindo Lhongo. Um dos primeiros dramaturgos negros que no período colonial escreveu duas peças de teatro com temática africana, o malogrado perdeu a vida na clínica do Instituto do Coração, com 78 anos, e o sucedido foi hoje confirmado ao nosso jornal por fonte familiar.

FOI lançada ontem a primeira pedra para a construção da Escola Secundária da Munhuana, no bairro do mesmo nome, na cidade de Maputo.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje, em Maputo, ser imperativo repensar o papel do ensino-técnico na formação de profissionais orientados para o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, desafiou aos gestores do ensino técnico-profissional para que os formandos, ao chegarem ao mercado de trabalho, façam toda a diferença.

TREVO é nome de uma planta silvestre com folhas cordiforme (forma de coração). Quando aparece com quatro folhas é tida como sinal de sorte para quem a vê, dada a sua raridade e, por conseguinte, associada à prosperidade. Acredita-se que o trevo significa esperança, fé, amor e sorte. Porém, Trevo é também nome de um bairro antes conhecido por Mutatela, no município da Matola.

RETOMA hoje, no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, o julgamento dos 24 co-réus indiciados do desfalque de 170 milhões de meticais do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), numa semana em que o tribunal vai promover a primeira acareação deste processo entre a ré e ex-presidente do Conselho de Administração, Setina Titosse, e o seu sobrinho e co-réu, Abdul Jalilo Rassur. Leia mais

900 Crianças da Escola Primaria Completa de Moamba-Sede receberam ontem, na vila sede do distrito da Moamba, kits de material escolar, oferta da Associação Malayalee de empresários indianos, composto por pasta, cadernos, lápis, canetas, borrachas e outros, no âmbito da responsabilidade social desta associação.

UM camião basculante da marca TATA, com a chapa de inscrição ACJ 519 MC, despistou-se e invadiu a faixa de rodagem contrária e caiu numa vala de drenagem, parcialmente destruído, na estrada nacional número quatro (N4), em frente à fábrica da BIC, na cidade da Matola, província de Maputo.

O GÁS de cozinha da marca Galp está a ser vendido sem selo desde o início deste mês devido a rotura dos “stocks” das tampas de cor alaranjada, que certificam que as botijas estão cheias.

Porque habituados ao selo, a maioria dos revendedores e compradores hesitam ao ver as botijas sem este distintivo.

DOIS antigos gestores do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), hoje réus no processo do desfalque de 170 milhões de meticais naquela instituição, admitiram, ontem, perante o tribunal, que em muitos casos a aprovação de projectos de financiamento não obedeceu os procedimentos regulamentados para aferir a sua elegibilidade.

UM trabalhador da empresa SS Construções morreu, quarta-feira, quando trabalhava nas obras do Baía Mall (nas instalações do Game, zona da Costa do Sol) ao longo da estrada circular de Maputo.

MAIS de cem pessoas beneficiaram ontem de assistência jurídica gratuita no bairro de Magoanine, cidade de Maputo, por ocasião do Dia Nacional de Advogados.

A ré Milda Cossa, antiga assistente particular da ex-presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), Setina Titosse, confirmou ontem em tribunal que a sua conta bancária foi usada para transaccionar mais de 56 milhões de meticais do valor da fraude, mas ressalvou que todo o dinheiro foi parar às mãos da sua antiga chefe.

Diversas actividades jurídico-legais e recreativas têm lugar hoje, 14 de Setembro, em quase todo o país, para assinalar o Dia do Advogado.

Os serviços de emissão de cartas de condução e de registo de automóveis registam restrições devido aos trabalhos de manutenção preventiva no equipamento do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER).

A ARGUIDA no caso FDA, Setina Titosse, refutou ontem as acusações de desvio de fundos da instituição que dirigia, expondo que o dinheiro apontado nos autos como sendo referente a contrapartidas cobradas a seu favor a alguns mutuários e empresas resulta da venda de parte do seu gado que, segundo ela, era muito procurado no mercado.

A ESCOLA Secundária Francisco Manyanga, na cidade de Maputo, está com graves problemas de higiene, decorrentes de falhas no fornecimento de água (chegou a estar cortada por uma semana) e falta de produtos de limpeza, porque não há cabimento orçamental. Leia mais

QUARENTA automobilistas ficaram sem as respectivas cartas no fim-de-semana, na província de Maputo, após serem surpreendidos a conduzir sob efeito do álcool.

A CIDADE e província de Maputo continuam a registar rotura na disponibilidade de gás de cozinha, sobretudo da marca Galp, devido ao aumento da procura, aliado à redução do preço de compra.

Подробнее на сайте: Go to top of pagehttp://samodelkinov.ru http://build-dwelling.ru http://grand-builder.ruhttp://pro-nedvijimosti.ru http://poleznii.ruhttp://mending-house.ru http://samodelkami.ru
http://sdelaisebe.ru http://hold-house.ru
http://lavandamd.ruhttp://samodelnaya.ru http://stroi-rukami.ruhttp://investment-money.ruhttp://grand-construction.ruhttp://samodelnii.ru

A CIDADE de Maputo tem vindo a registar um aumento da procura de serviços de fisioterapia e reabilitação devido a doenças ortopédicas e traumatologias.

Anciãos da “Aldeia do Idoso” no bairro Incassane na Catembe, cidade de Maputo, receberam hoje um kit de bens alimentares oferta do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), numa acção que se enquadra nas celebrações dos 20 anos de criação da instituição subordinada ao Ministério do Género, Criança e Acção Social.

Mais recentes

Breves

Editorial

Editorial
Sexta, 15 Setembro 2017
Mais um desafio se coloca à indústria açucareira nacional e regional, que se vê na iminência de perder um importante mercado em consequência da saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE). Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
TP50: Quando os amigos se cruzam é festa
Quarta, 20 Setembro 2017
FORMALMENTE TP50 existe há 10 anos, mas começou nos anos oitenta. Em abono da verdade, é preciso assumir que este projecto nada mais é que um encontro de amigos que, guiados pela crença de, através dos seus laços, edificar um mundo melhor, um Moçambique diferente, buscam fazê-lo com recurso às artes. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,77 61,93
ZAR 4,65 4,74
EUR 72,73 74,12

14.09.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

REGRESSANDO de uma viagem com a família, num desses fins-de-semana, um zeloso ...
2017-09-19 23:30:00
HOJE, mercê do novo edifício do Governo, foram criadas ...
2017-09-19 23:30:00
ANDAM por estes dias a Federação Internacional de Futebol Associado ...
2017-09-19 23:30:00
Há dias, o músico português António Manuel Mateus ...
2017-09-18 23:30:00
Eternas e ingénuas crianças. Crianças que, talvez por isso ...
2017-09-18 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 1571 visitantes em linha