Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O ABASTECIMENTO de água para consumo doméstico é feito com restrições a partir de hoje nas cidades de Maputo, Matola e na vila de Boane, em resultado da drástica redução da disponibilidade deste recurso na fonte, o rio Umbelúzi.

Como estratégia para operacionalizar as restrições, a empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) adoptou um calendário de distribuição por dias de semana, de modo a garantir que, apesar da escassez, os seus cerca de 250 mil clientes possam ter alguma água para consumo.

Segundo o plano de distribuição divulgado ontem pela empresa, hoje terão água os bairros Central A e B, Sommershield, Polana Cimento A e B, Mavalane, Maxaquene, FPLM, Hulene A e B, Ferroviário, Laulane, 3 de Fevereiro, Mahlazine e Mahotas. Serão ainda contemplados os bairros de Alto-Maé A, Malanga, Chamanculo A, Minkadjuine, Munhuana, na cidade de Maputo, e Matola D e F, parte do Fomento e Trevo, Machava-Sede e Vale do Infulene, no município da Matola. No plano de hoje estão igualmente contemplados os bairros de Massaca I e II, no distrito de Boane.

Amanhã, a água só será bombeada para os bairros Central C, Coop, Malhangalene A e B, Maxaquene A, B e C, Mafalala, Urbanização, Chiango, Costa do Sol, Mapulene, Triunfo, Polana Caniço B, Pescadores, Minguene, Alto-Maé B, na cidade de Maputo; Matola A, B, C, D, J e H e parte do Trevo, na cidade da Matola, e Belo Horizonte, Campoane, Chinonanquila, Matola-Rio, no distrito de Boane. Foram também incluídos Machava-Sede, Singathela, Bunhiça, Patrice Lumumba, Acordos de Lusaka, T3, Unidade A e 7, Vale do Infulene, Liberdade e parte do Fomento, na Matola; e Picoco I, II e vila de Boane.

Na quinta-feira, a distribuição vai abranger os bairros contemplados no dia de hoje, devendo o programa seguir sucessivamente até que a situação se normalize.

António Guiamba, porta-voz daquela empresa pública, disse ao Notícias que a Estação de Tratamento de Umbelúzi vinha produzindo seis milhões de metros cúbicos de água mas, com a redução da disponibilidade na fonte, hoje só são tratados e lançados para a rede de distribuição 4.5 milhões de metros cúbicos. Face a este cenário de crise a AdeM recomenda uso racional da água.

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction