Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O PRESIDENTE do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Rosário Fernandes, garantiu ontem terem sido tomadas medidas de segurança e de controlo para detectar e penalizar possíveis oportunistas durante o Censo ora em curso.

Falando pouco depois do registo do agregado familiar do Presidente da República, Rosário Fernandes assegurou que os agentes envolvidos no processo estão devidamente identificados e, caso haja uma situação de oportunismo, as pessoas devem reportar de imediato às autoridades do bairro ou policiais, que estão preparadas para lidar com situações do género.

Para permitir melhor organização do processo e contabilização de todos os agregados, incluindo aqueles, cujo chefe de família trabalha, os recenseadores foram orientados no sentido de alertar as pessoas sobre quando as brigadas estarão em determinado lugar. Em caso de indisponibilidade, o agregado está livre de marcar uma data conveniente com o recenseador dentro do período definido para o censo.

A operação vai abranger, além de residentes em habitações tradicionais, os cidadãos que vivem em lares, centros internatos, quartéis e outros lugares de aglomeração, bem como migrantes à data do recenseamento.

“Esperamos um maior envolvimento dos residentes nacionais, assim como estrangeiros. Todos devem contribuir para que possamos saber quantos somos, as características da habitação e outros aspectos associados que induzam a promoção de políticas públicas”, disse.

Para cada recenseado são colocadas 50 perguntas, todas elas de trato fácil. As mesmas estão em três formatos, designadamente múltipla escolha, texto corrido ou por numeração.

Para além do recenseamento do Presidente da República, no seu plano de registo de altas individualidades, o INE procedeu ainda ontem o registo dos antigos presidentes, nomeadamente Joaquim Chissano e Armando Guebuza e a Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction