Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A construçãoda Estação de Tratamento de Água (ETA) em Sabié e de outras infra-estruturas ainda em falta deverão arrancar até Dezembro.

Com efeito, o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) acaba de lançar o concurso para a selecção dos empreiteiros.

A ETA do Sabié vem, desta forma, complementar a estrutura já lançada com a implantação da conduta adutora de cerca de 95 quilómetros, ligando a barragem de Corumana e o Centro Distribuidor da Machava, na província de Maputo.

A ETA, que se situa a 12 quilómetros da barragem, constitui  o “coração” do sistema de tratamento e bombagem de água. O projecto prevê também a construção do tanque de controlo a 69 quilómetros da barragem e uma estação de bombagem e sistema centralizado de gestão térmica.

Os interessados em executar as obras visitarão a área dos trabalhos quinta-feira desta semana. 

Falando há dias durante uma visita à infraestrutura, Carlos Bonete, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, disse que a construção destas unidades vai arrancar até Dezembro, com a perspectiva de estarem operacionais em meados de 2018.

Neste momento está-se a equacionar a criação de condições provisórias para o tratamento da água, enquanto não entrar em funcionamento a ETA do Sabié.

O projecto do novo sistema de abastecimento de água ao Grande Maputo é orçado em 173 milhões de dólares norte-americanos, montante que inclui a construção dos centros distribuidores de Matlemele, Matola-Gare e Guava.

Além de reforçar a actual capacidade de abastecimento de água a Maputo, que desde o ano passado é feito com dificuldades devido à fraca disponibilidade deste recurso no rio Umbelúzi, as obras de Corumana vão permitir a canalização de água a 625 mil pessoas adicionais, através das 125 mil novas ligações a serem estabelecidas.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction