Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O CONSELHO Municipal de Maputo poderá instalar, nos próximos tempos, um sistema de gestão inteligente do tráfego rodoviário nalgumas avenidas da capital para ajudar na evacuação do trânsito, sobretudo nas horas de ponta.

O projecto, que inclui a montagem de câmaras de segurança para a monitoria do trânsito em locais estratégicos, prevê a criação de uma central de gestão dos semáforos, de acordo com as exigências do tráfego, tal como deu a conhecer o vereador das Actividades Económicas no Município de Maputo, João Munguambe.

A ideia de colocação de câmaras nas principais avenidas, segundo a fonte, vai trazer melhorias na manutenção da ordem e segurança na via pública e responsabilizar os condutores que estiverem a criar transtornos ou a obstruir a fluidez de trânsito.

“Este concurso deve fechar até finais de Agosto. Consiste na montagem de um sistema de gestão dos semáforos, de acordo com o tráfego. Portanto, onde houver maior tráfego, os tempos dos semáforos serão ajustados no sentido de gerir melhor e evitar engarrafamentos desnecessários quando noutras vias a situação está diferente”, explicou.

Este sistema vai, para além da gestão do trânsito, responsabilizar os violadores das regras de trânsito e melhorar as condições de segurança dos munícipes nas estradas.

“Há várias situações de acidentes, assaltos que ocorrem na via pública e que são difíceis de esclarecer e a existência de gestão e controlo, através de uma central, vai permitir que muitos dos problemas que acontecem na via pública sejam geridos de forma correcta”, acrescentou.

Para assegurar uma melhor resposta do sistema instalado e reduzir os custos do mesmo, o município prevê a colocação de câmaras em locais estratégicos, com maior visibilidade, e cuja presença vai trazer mais benefícios à cidade.

“Com menos equipamento podemos ter mais benefícios. Os termos de referência foram publicados e as empresas manifestaram interesse e, agora, temos cinco empresas a fazer as propostas finais que vão ser avaliadas”, concluiu o vereador.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction