Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O MUNICÍPIO da Matola está a operacionalizar os planos de urbanização dos bairros de Mucatine e Nwamatibjana, no Posto Administrativo da Machava, tendo para o efeito iniciado um processo de interacção com a população abrangida pelos projectos, na perspectiva de acautelar os diversos interesses.

Neste momento, há demarches visando a aprovação dos planos pela Assembleia Municipal e início da implementação, o que passará pelo levantamento e enquadramento dos nativos e dos interessados em se fixar na zona.

Segundo Inês Chilundo, directora do Planeamento Territorial e Urbanização no Conselho Municipal da Matola, os projectos definem, de forma clara, as áreas para a construção de residências, serviços públicos e comerciais.

“Temos indicadas áreas para a construção de residências em altura, que é habitação de maior densidade, e áreas de ocupação de baixa densidade e reservas para os diferentes serviços que se podem projectar em bairros de expansão”, disse Chilundo.

Com a implementação do Plano de Mucatine e Nwamatibjana, o município projecta bairros ordenados e com componentes para o conforto dos munícipes e melhoria da qualidade de vida da população local com a implantação de serviços públicos.

“É certo que há alguns que recusam a demarcação das áreas. Há famílias com mais de três hectares de terra com quem estamos a trabalhar para entenderem o benefício da urbanização”, avançou.

Segundo a fonte, no fim do processo é preciso salvaguardar o interesse dos nativos e abranger cada vez mais munícipes, priorizando projectos de construção de infraestruturas e a implantação do aterro de Mathlemele.

“Depois do enquadramento dos nativos, o passo seguinte é atender os munícipes com problemas de conflitos de terra, abrangidos pelos projectos de estradas e outros serviços básicos e pela implantação do aterro sanitário”, acrescentou.

Para além deste trabalho, o município tem estado a trabalhar na identificação de espaços subaproveitados que revertem a favor do município quando os proprietários não regularizam a situação, mesmo depois de notificados.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction