A Polícia abateu, na noite de sexta-feira, na Matola, sete presumíveis criminosos, que alegadamente vinham protagonizando assaltos a residências que culminavam muitas vezes com violação de mulheres e assassinatos.

Segundo o porta-voz da PRM na província de Maputo, Juarce Martins, o grupo vinha aterrorizando várias zonas no município da Matola, onde há dias terá sido o autor do assassinato, em Beluluane, de um chefe de família diante da esposa e filhos. Ontem, quando aparentemente preparavam mais uma acção, os presumíveis malfeitores foram seguidos pela Polícia, que se viu obrigada a disparar depois de aqueles desobedecerem uma ordem de paragem por via de um ataque com armas de fogo. O tiroteio deu-se no bairro Trevo, precisamente na zona da Frigo, quando os indivíduos faziam o trajecto Matola-Maputo.

“Uma unidade da PRM vinha seguindo o grupo, que se fazia transportar numa mini-bus de transporte semicolectivo, e deu ordem para que parassem, porque sabia quem eles eram. Ao invés de obedecerem à ordem abriram fogo contra a Polícia, ao que esta, em legítima defesa e a tentar deter os criminosos, respondeu, acabando por atingir mortalmente sete daqueles indivíduos”.

A Polícia diz ter chegado a esta quadrilha a partir de outros criminosos que deteve recentemente por se dedicarem a assaltos a residências e a pessoas na via pública com recurso a catanas e outros objectos contundentes.

Os indivíduos viajavam numa mini-bus de transporte semicolectivo de passageiros com a chapa de matrícula AEP-540-MP e com a faixa T3-Marracuene. Segundo Juarce Martins, três integrantes da quadrilha, que empunhavam armas AKM, conseguiram escapulir-se. Uma pistola foi apreendida na ocasião, tendo os fugitivos desaparecido com as AKM que usaram para enfrentar a Polícia.

A fonte acrescenta que foram accionadas ontem diligências para encontrar os foragidos bem como apurar a identidade do proprietário da viatura e as circunstâncias em que esta parou nas mãos dos criminosos.

Nas últimas semanas, a criminalidade voltou a tirar sono aos moradores de zonas como Matola-Rio, Beluluane, Tsalala ou Tchumene, em que quadrilhas, fazendo-se transportar em viaturas ligeiras ou mini-buses, fazem-se a residências para saquear, violar mulheres e crianças e matar.

Breves

Editorial

Editorial
Sexta, 18 Agosto 2017
A NOTÍCIA sobre a suspensão da importação, pela Índia, do feijão-bóer caiu que nem uma bomba para todos quanto investiram na cadeia de valor deste produto, por terem acreditado que se estava perante uma grande oportunidade para ter algum rendimento. Ler mais..

Primeiro Plano

IMAGE
Ameaças na península coreana: Uma guerra...
Segunda, 21 Agosto 2017
HÁ dias o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ameaçou atacar a ilha de Guam, território americano, no Oceano Pacífico. Na véspera, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, avisou Pyongyang que iria responder com “fúria e fogo”. Ler mais..

Assim vai o mundo

Preçário dos jornais online

Anual 5.746,00 MT
Semestral
Trimestral 1.436,00 MT
Mensal 478,00 MT
Quizenal 239,00 MT
Semanal
Diário 18,00 MT

Jornal Noticias

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Domingo

Anual 1.872,00 MT
Semestral
Trimestral 468,00 MT
Mensal 156,00 MT
Semanal 27,00 MT

Jornal Desafio

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 60,74 61,93
ZAR 4,59 4,68
EUR 71,31 72,71

21.08.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ muito que não via Hugh Masekela, nem mesmo em espectáculos. ...
2017-08-21 23:30:00
VAI para dois meses e bons dias que nas manhãs não me sento na doce ...
2017-08-21 23:30:00

Conversas ao sábado

  • Publicidade_Versao_Imprensa

Quem está online?

Temos 3185 visitantes em linha