Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A Reserva Especial de Maputo recebeu 1.524 animais bravios de diferentes espécies. Trata-se de 450 impalas, 281 zebras, 131 bois-cavalos, 50 cudos, 251 inhalas e 361 pivas.

Um comunicado de imprensa do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, enviado à Redacção da AIM, refere que a translocação teve lugar no período compreendido entre 17 de Julho último a esta parte.

“Alguns destes animais vêm da Reserva Natural de Ezemvelo, na África do Sul, outros, do Big Game Parks, na Swazilândia, e do Parque Nacional da Gorongosa, este localizado na província de Sofala”, lê-se no documento.

No que se refere à África do Sul e Swazilândia, os animais fazem parte de uma doação dos governos destes países no âmbito do Acordo Transfronteiriço dos Libombos assinado a 22 de Junho de 2000.

O processo de translocação de animais está a decorrer sem sobressaltos. “Devido ao elevado potencial para o turismo na região, o ecoturismo foi considerado como prioridade para o desenvolvimento das comunidades. Assim, a entrada de animais na reserva abre um espaço para o aumento do número de turistas e, consequentemente, das receitas”, explica o documento.

Com uma área estimada em 1.040 quilómetros quadrados, a Reserva Especial de Maputo conserva diferentes espécies da fauna bravia como é o caso de elefantes, bois-cavalos, cudos, crocodilos, inhalas, hipopótamos, diferentes espécies de aves, entre outras.

Dados do censo realizado em 2015 apontam a existência de mais de 4.200 animais de diferentes espécies, dos quais 650 são elefantes, um dos maiores atractivos naquele espaço de conservação.

O repovoamento da reserva acontece numa altura em que o governo moçambicano está a intensificar medidas de controlo de acções de caçadores furtivos, através da melhoria do seu quadro legal, fortalecimento e alocação de meios necessários para as equipas de fiscalização e melhoria das parcerias público-privadas, entre outras actividades.

(AIM)

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction