Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

TRAVESSIA Maputo-KaTembe poderá estar condicionada na próxima terça-feira por conta de uma greve convocada pelos trabalhadores da Transmarítima, empresa que opera as embarcações “Mpfumo” e “Bagamoyo”, que ligam os dois pontos da baía de Maputo.

Segundo comunicado datado de 1 de Setembro a que o “Notícias” teve acesso, os trabalhadores exigem reajustes salariais não efectuados entre 2009 e 2011, a canalização das contribuições ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) que não é feita desde Outubro de 2016, para além de contestarem o atraso no pagamento dos salários.

Na mesma nota, os trabalhadores exigem o pleno funcionamento do fundo social para o qual descontam parte do ordenado e, entretanto, não beneficiam. Criado há mais de três décadas, o fundo serve para o apoio dos colaboradores em caso de doenças, morte e outros eventos.

De acordo com o documento, durante a greve estarão garantidos os serviços mínimos, que vão consistir na travessia de ambulâncias, bombeiros e viaturas da Polícia.

A intenção da greve já foi comunicada à Administração Marítima de Maputo, ao Governo e Conselho Municipal da Cidade de Maputo, ao Comando da Polícia, à Direcção do Trabalho e, ainda, ao Sindicado dos Trabalhadores Marítimos e Portuários (SINTMAP).

Face às situações levantadas, a massa laboral pede a intervenção do Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, uma vez considerarem que os mecanismos de diálogo na empresa já foram esgotados.

Entretanto, fonte do Comité Sindical da Transmarítma, que pediu anonimato, referiu que o PCA, Jafar Ruby, convocou uma reunião com os trabalhadores para a próxima segunda-feira, um dia antes da greve, a fim de sensibilizar os mesmos a não paralisarem as actividades.

O nosso interlocutor adiantou que os trabalhadores decidiram não participar na reunião, uma vez que a administração não se aproximou dos funcionários para buscar consensos quando os problemas despoletaram.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction