Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Começou na tarde de ontem a fixação do tabuleiro principal da ponte Maputo-KaTembe, processo que deverá terminar no início ou meados de Novembro.

Trata-se de uma plataforma de 680 metros de extensão e 24 de largura suspensa em cabos de aço a 60 metros acima das águas da baía de Maputo, que vai ligar a margem da Baixa com KaTembe.

A infra-estrutura vai transformar significativamente a vista da zona portuária da capital.  

A primeira peça foi amarrada aos cabos no centro do vão, devendo-se, progressivamente, fixar-se uma de forma alternada até aos extremos norte e sul da ponte.

A movimentação do módulo do navio até ao local da fixação teve início por volta das 13 horas e só foi concluída pouco depois das 16 horas, altura em que, como tradição do empreiteiro, houve disparos de fogo-de-artifício. Terminara, afinal, a colocação do primeiro módulo dos 57 que irão compor o tabuleiro da ponte!

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete, que cerca das 15 horas chegou ao Porto de Maputo para assistir ao trabalho, disse que, se as condições atmosféricas não inviabilizarem, a montagem do tabuleiro será concluída em menos de 45 dias.

Bonete acrescentou que a construção da ponte Maputo-KaTembe entrou já nos seus últimos 15 por cento, esperando-se que os empecilhos que têm adiado alguns avanços sejam removidos rapidamente.

Bai Pengyu, um dos gestores da China Road and Brigde Corporation, empreiteiro da obra, descreveu a fixação do primeiro módulo como uma importante etapa da obra, pois, regra geral, é a parte mais complicada.

Acrescentou que os trabalhos prosseguem hoje com a montagem do segundo módulo e garantiu que dentro de um mês os citadinos poderão ver a ponte sobre a baía de Maputo.

Seguir-se-ão trabalhos de pintura e demais acabamentos, bem como inspecções de segurança antes de se dar a colocação da plataforma por terminada.

As 57 peças do tabuleiro chegaram a Maputo a 27 de Setembro e no dia seguinte começou a sua movimentação.

Foram transportadas quatro para o lado da KaTembe e igual número posicionado junto à torre norte, no Porto de Maputo.

As primeiras oito peças retiradas do navio vão compor os extremos do tabuleiro principal e serão as últimas a serem montadas por questões técnicas.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction