Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

VENDEDORES dos mercados formais e informais beneficiam de serviços de planeamento familiar nos seus locais de trabalho.

A iniciativa surge da tentativa de fazer chegar estes serviços a locais de maior fluxo de pessoas, uma vez que nos últimos tempos se registam casos gritantes de aborto, gravidezes indesejadas e casamentos prematuros.

A ideia é reduzir a distância e as desculpas de falta de disponibilidade apresentadas pelos cidadãos que não aderem aos serviços.

Neste contexto, brigadas móveis da saúde deslocam-se aos mercados, onde prestam serviços de planeamento familiar que, para além dos vendedores, beneficiam cidadãos que vivem ou trabalham nas proximidades destes locais.

Segundo a responsável das brigadas, Amélia Langa, os serviços incluem a vacinação contra o tétano, testes de HIV/Sida, a disponibilização de contraconceptivos como preservativos, pílulas e implante.

“Neste trabalho não colocamos o DIU (dispositivo intra-uterino) devido às condições em que nos encontrámos. Torna-se difícil pôr uma mulher numa posição que facilite a colocação do aparelho e por isso encaminhamos esses casos à unidade sanitária”, disse Amélia Langa.

Os serviços mais procurados, segundo indicou, são os testes de HIV/Sida e pílula, porque os cidadãos dizem querer saber do seu estado de saúde, assim como prevenir-se da doença.

As brigadas móveis encontram-se divididas pelos distritos. Até ao momento, já beneficiaram deste serviço os mercados Xipamanine, Malanga, Fajardo, Khalene, 16 de Junho, vulgo “Nwankakana”, SMAE e Unidade “13”.

Amélia disse que a resposta é positiva, pois se regista uma crescente adesão aos serviços de planeamento.

Os vendedores mostram-se contentes com a iniciativa porque beneficiam dos serviços sem abandonar os locais onde exercem a sua actividade.

“É bom assim porque não preciso fechar a minha banca e ir ao hospital. É só deixar alguém por uns minutos”, disse Rosa Mondlane.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction