Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

GRANDE parte das bancas no Mercado Mucoreano, na cidade de Maputo, não está ocupada, apesar de o mesmo ter sido reaberto há duas semanas, após obras de reabilitação e requalificação da infra-estrutura.

Os trabalhos de reabilitação consistiram na construção de novas bancas, barracas, peixarias, balneários e outros empreendimentos, no âmbito de um projecto do Conselho Municipal, num investimento de cerca de 15 milhões de meticais.

O mercado oferece melhores condições, mas muitos vendedores teimam em desenvolver as suas actividades no interior da infra-estrutura, continuando ao longo das bermas da Avenida Julius Nyerere, expostos ao risco de atropelamento.

Saugineta Alfredo, uma vendedeira que já ocupa a nova banca, disse estar feliz por ter sido atribuída um espaço no mercado, mas se queixa da presença dos seus colegas que continuam a vender nas bermas da estrada, prejudicando os que exercem a actividade no interior da infra-estrutura.

“Os nossos produtos estão a deteriorar-se porque os clientes não entram no mercado devido à presença dos nossos colegas que continuam fora. Estamos aqui há duas semanas e não vendemos quase nada”, disse.

Rosa Antónia, outra vendedeira, corroborou com a sua colega, afirmando que devido à falta de clientes está a somar prejuízos, pois os produtos se deterioram nas suas mãos.

“Pedimos ao município a fim de obrigar os nossos colegas a ocuparem as bancas porque só assim é que os clientes podem entrar no mercado. É preciso uma mão dura para organizar a actividade aqui no Mucoreano”, disse.

Entretanto, Arnaldo Monteiro, director de Mercados e Feiras no Conselho Municipal, disse que a atribuição das bancas é gradual, sendo que primeiro foram atendidos os vendedores que nunca abandonaram o Mucoreano, mesmo quando estava aos “pedaços”.

Explicou que depois haverá um trabalho com o distrito e a Polícia Municipal para impedir a comercialização de qualquer produto fora do local para não retrair a entrada dos clientes no mercado.

“Estamos a trabalhar para que os vendedores ocupem as bancas vazias no Mercado Mucoreano e acreditamos que até meados do mês em curso o processo estará concluído. Queremos um comércio disciplinado neste local e não só”, disse.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction