A cidade de Maputo acolhe, desde terça-feira, uma campanha de promoção de segurança rodoviária dirigida aos condutores e peões, com vista à redução dos acidentes, sobretudo nas horas de ponta.

A acção está a ser desenvolvida numa parceria entre a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), os Caminhos de Ferro de Moçambique e a AMVIRO.

Com a duração de 6 meses, a campanha visa influenciar a mudança de atitude por parte dos peões e condutores em relação à segurança rodoviária, especialmente no que respeita ao uso de passadeiras.

A campanha envolve técnicos da MPDC, activistas acompanhados pela Polícia de Trânsito munidos de megafones e panfletos com mensagens sobre segurança rodoviária.

A mesma inclui a pintura de passadeiras ao redor da Praça dos Trabalhadores e zonas circundantes, ensaio de travessia peões em estradas com maior mobilidade de carros e sensibilização dobre infrações a ter em conta no código de estrada.

Osório Lucas, Director-Executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), disse que o programa surge no âmbito de um protocolo assinado entre a a sua instituição e a AMVIRO para a promoção de acções conjuntas, que visam melhorar a segurança rodoviária e contribuir na diminuição das elevadas taxas de sinistralidade nas estradas.

“Temos já dois projectos aprovados, este lançado aqui na Praça dos Trabalhadores e áreas circundantes, no qual os CFM também são parceiros de implementação e outro ao longo na N4, nas zonas de maior tráfego e de concentração de camiões”, explicou Osório Lucas. 

A MPDC é uma empresa privada nacional, que resulta da parceria entre os Caminhos de Ferro de Moçambique, Grindrod, DP World e Moçambique Gestores.

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