Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

A VILA de Sussundenga, na província de Manica, tem as atenções viradas para a edificação de mais infra-estruturas públicas e sociais, visando prover serviços de qualidade aos munícipes.

A vila, que completou segunda-feira o 54º aniversário de elevação à categoria, tem mais de 19.112 habitantes distribuídos em 21 bairros.

A melhoria do abastecimento de água, vias de acesso, expansão das redes de energia eléctrica, escolar e sanitária são alguns dos desafios arrolados pelo presidente do Conselho Municipal de Sussundenga, Venâncio Veremo, num comício popular que marcou as celebrações da data.

Veremo destacou os principais avanços registados nos últimos cinco anos, referindo que foram construídas cinco salas de aula e apetrechadas com mobiliário, abertos campos desportivos em seis bairros, ligados à rede de energia eléctrica os bairros, e electrificados os bairros Nahamauaia, Nhabitará e Chicueu.

Outros feitos incluem a reabilitação da morgue local, abertura de quatro furos de água em Nhamarendza, Chipendengwe e 25 de Junho, construção de cinco travessias para facilitar a movimentação de pessoas e bens e edificação de duas escolas primárias do primeiro e segundo grau.

Segundo o edil, decorre actualmente, com o apoio de parceiros, a elaboração do plano de execução do projecto para melhorar o sistema de abastecimento de água e energia eléctrica à população.

“São muitas realizações que não podemos mencioná-las todas aqui. Efectivamente, estamos a crescer graças ao envolvimento dos munícipes que se evidenciam no pagamento das taxas e impostos. Podemos afirmar que estamos na direcção certa, porque materializamos o compromisso que assumimos aquando da campanha eleitoral, hoje transformado no programa quinquenal”, disse Veremo a centenas de pessoas que acorreram ao comício.

Vincou que para a resolução dos problemas, a edilidade conta com o contributo da população, que é chamada a participar activamente no processo de desenvolvimento da vila.
“O município é de todos nós e por isso somos chamados a participar no crescimento da nossa vila”, afirmou.

Aliás, na esteira das celebrações da data, a edilidade inaugurou a ponte sobre o rio Chicueu, construída com fundos dos cofres da edilidade. A obra, orçada em 2,3 milhões de meticais (cerca de 38 mil dólares ao câmbio corrente), teve a duração de um ano. A infra-estrutura liga os bairros 1 de Junho, Muzoria e a zona de expansão.

O presidente do município explicou que a ponte vai aliviar o sofrimento da população residente nestes bairros que estava exposta ao perigo durante a travessia do rio.

“É um grande alívio para as pessoas porque tentavam atravessar o rio e eram atacados por crocodilos. Algumas pessoas perderam a vida e outras ficaram mutiladas, principalmente na época chuvosa. Estamos muito satisfeitos, porque estão criadas condições para que as pessoas passem tranquilamente sem correr risco de vida”, disse Veremo.
A festa pela passagem do 54 aniversário de Sussundenga, também foi marcada por actividades culturais e desportivas. - (AIM)

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction