Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

UMA escola do ensino secundário geral e um instituto comercial estão a ser construídos no bairro Chinonanquila, distrito de Boane, província de Maputo, esperando-se que venham aliviar o sofrimento de jovens que percorriam longas distâncias para continuar com os estudos.

As duas infra-estruturas estão a ser erguidas numa área de cinco hectares e estão orçadas em cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos, um investimento da Mozal, no âmbito da sua responsabilidade social.

Os trabalhos poderão ter a duração de um ano, estando o empreiteiro na fase de implantação da base da escola secundária, para depois seguir as fundações do instituto. No mesmo âmbito, estão a ser mobilizados os equipamentos necessários para que a empreitada seja entregue dentro dos prazos previstos.

O “Notícias” soube que a escola secundária terá 24 salas de aula, bloco administrativo, duas divisões para informática, um anfiteatro, biblioteca e uma piscina para aulas extracurriculares e lazer.

Mateus Mossa, director dos Assuntos Corporativos da empresa, indicou que o instituto comercial contará, igualmente, com o mesmo número de salas, um bloco administrativo, um campo coberto para a prática de várias modalidades desportivas.

O interlocutor elucidou que as duas unidades escolares vão partilhar algumas infra-estruturas como campo, bibliotecas e piscina.

“Achamos que estas infra-estruturas comuns serão suficientes para as duas escolas. Estamos a projectar, também, a construção de um parque de viaturas para professores, alunos e visitantes, para proporcionar maior segurança”, disse.

A fonte indicou que no mesmo local será erguido um internato com dois blocos, sendo um feminino e outro masculino, com capacidade para 200 estudantes.

“Estas unidades estão a ser construídas em resposta ao pedido formulado pela população, uma vez que muitos alunos eram obrigados a fazer longas distâncias para prosseguir os seus estudos. Depois de concluir o nível primário, recorriam a escolas da cidade da Matola ou Maputo para o nível secundário ou técnico”, disse.

As obras em curso estão a ser executadas em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, através da Direcção de Construções e Equipamentos Escolares.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction