Os residentes do posto administrativo de Machangulo, distrito de Matutuíne, província de Maputo, clamam pela afectação de uma ambulância e transporte de passageiros para permitir a comunicação com a vila-sede,  Bela-Vista, e a cidade de Maputo.

Mateus Maquele, secretário do bairro Ngomene, em Machangulo, falando ao jornalNotícias, disse que as populações daquela região sofrem e pedem a alocação de uma ambulância e meios de transporte terrestre e marítimo para garantir a mobilidade de pessoas e bens.

Maquele referiu que desde que foi interdito o serviço de transporte de passageiros, via marítima, devido aos naufrágios que frequentemente se registavam nos barcos de pesca e transporte de carga, as deslocações de e para aquela região se tornaram um pesadelo.

A fonte acrescentou que para chegarem à cidade de Maputo os habitantes de Machangulo são obrigados a usar a via que passa da Reserva Especial de Maputo, uma rota muito longa e perigosa, devido à presença de animais bravios e apenas transitável por viaturas com tracção às quatro rodas.

O secretário apontou também a falta de ambulância como sendo o auge do sofrimento dos habitantes de Machangulo.

“Outro grande problema que apoquenta a nossa população é a falta de ambulância para transportar doentes para o hospital da vila-sede de Matutuíne, para pacientes que necessitam de intervenção dos serviços não disponíveis localmente. Para o efeito recorremos a viaturas particulares que não oferecem as mínimas condições para transportar doentes e numa via não preparada para o trânsito automóvel”.

Afirmou que já se registaram casos em que os doentes ficaram retidos no meio da mata, impedidos de prosseguir a viagem pela presença de elefantes, e  às vezes cercados por estes mamíferos de grande porte.

“Enquanto se espera que estes animais de grande porte abandonem o local  para se retomar a marcha da viatura, a doença dos pacientes agudiza-se e em certos casos a pessoa morre”- disse a terminar, reiterando a necessidade de alocação dos meios solicitados com a brevidade possível.

SAMUEL UAMUSSE

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction