30.7 C
Maputo
Domingo, 17 - Março, 2024

Beira acolhe festival Utse Fusion

+ Recentes

Reconhecido papel de Veró...

Preços disparam e afugent...

DA CONSULTA À GRAMÁTICA: ...

Festival Francofolia une ...

UTSE Fusion é o nome de um festival de música lançado recentemente na cidade da Beira, contando com a participação de artistas das províncias de Sofala, Tete e Manica.

Falando numa conferência de imprensa, o mentor do projecto, Isaú Meneses, explicou que o Utse Fusion faz uma referência a um género de raiz centrado no estilo tradicional utse, ao qual se agregam instrumentos convencionais e outros estilos musicais como jazz, slow e RnB.

“A razão da designação Utse Fusion é que se executa num compasso quaternário. O utse folclórico é originário da província de Sofala, onde se pratica em nove distritos e outras regiões da Zona Centro do país, daí fazer sentido lançarmos o evento na Beira”, explicou.

O artista acrescentou que além de alcançar uma fase em que seja promovido ao ponto de ser tocado com frequência em festas privadas, públicas, médias, discotecas e outros locais de diversão, pretende-se atingir um estágio em que seja assumido e consumido por todas as camadas sociais, sobretudo os mais jovens.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques