Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

AS primeiras dez casas sociais das 100 a serem erguidas no bairro de Inhamízua, na cidade da Beira, serão entregues ainda dentro do corrente mês de Setembro, segundo garantiu o director executivo da Casa Real, Richard Bahumwire, entidade responsável pela concretização da iniciativa.

Bahumwire congratulou-se assim perante o que considerou “sucesso do projecto”, que decorre em parceria com a autarquia da Beira e que visa edificar casas sociais a preços acessíveis para famílias de baixa renda.

Falando em entrevista ao nosso Jornal, Richard Bahumwire referiu que as primeiras dez casas a serem entregues dentro de poucas semanas já têm interessados, estando ainda muitos cidadãos a formalizarem os seus pedidos.

No âmbito das casas sociais, as autoridades municipais e seus parceiros projectam edificar igualmente um total de 25 mil casas no bairro da Maraza, no posto administrativo da Munhava.

Bahamwire disse que as casas serão para quem quiser, tendo ainda referido haver várias modalidades para se efectuar o pagamento.

“Nós viemos para criar facilidades. Houve um memorando de entendimento com o Conselho Municipal da Beira, no sentido de estendermos a nossa experiência de construção de casas seguras e para o tamanho do bolso de cada um”, explicou Bahamwire.

Acrescentou que a Casa Real está a trabalhar com instituições bancárias para o financiamento de pessoas interessadas.

Por exemplo, edificada a casa e entregue ao interessado, pode, dependendo do contrato, que efectuar com a instituição bancária, fazer os pagamentos durante 20 ou mais anos.

Segundo Bahamwire, a Casa Real está no ramo de edificação de casas acessíveis em muitos países africanos, tais como África do Sul, Zimbabwe, Quénia, Tanzania, Uganda e Angola.

MUITOS CIDADÃOS SEDENTOS DE CASA

Entretanto, Daviz Simango afirmou, num breve contacto com o “Notícias”, que muitos cidadãos estão sedentos de obterem a sua própria habitação melhorada.

“Fomos informados sobre o aumento da procura das casas. Esta situação constitui um desafio para os nossos parceiros de trabalharem para satisfazer a demanda”, defendeu Daviz Simango.

Recordou que há ainda muitas casas, pois, estas dez que já estão na sua fase conclusiva fazem parte do lote de 100 casas em Inhamízua, e depois seguir-se-á Maraza, onde estão previstas um total de 25 mil casas.

Lembrou que o projecto em causa visa garantir que grupos sociais com rendimentos abaixo de cinco mil meticais mensais possam ter casas próprias.

As casas serão erguidas no bairro da Maraza, onde foram identificados 500 hectares.

O projecto de casas de baixa renda foi apresentado durante a II Conferência Internacional de Investimentos, que decorreu no primeiro semestre deste ano.

É na região onde se projecta a construção das casas que está localizada a bacia de retenção de águas pluviais, que ocupa 25 hectares, sendo 16 para o espaço de retenção da água.

No mesmo espaço será erguido um circuito de manutenção, um parque infantil, um espaço reservado ao apoio à pesca recreativa e campos de jogos.

Água e luz já no terreno

Entretanto, técnicos do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) e da Electricidade de Moçambique (EDM) já estenderam as suas redes de abastecimento de água potável e de corrente eléctrica nos espaços onde estão a decorrer as obras das novas habitações.

De recordar que no âmbito da conferência de investimentos da Beira, os gestores daquelas instituições falaram de muitas inovações com vista a acompanhar o desenvolvimento da urbe.

Por exemplo, o FIPAG avançou com a possibilidade de introduzir o sistema de pré-pagamento no âmbito da garantia da expansão e continuidade do serviço.

Já para a Electricidade de Moçambique, a extensão da corrente para os novos projectos habitacionais está garantida no âmbito da linha de transporte de 220 kilowats entre Dondo e Manga e respectiva subestação que vai interligar com a outra rede existente na Manga.

Rodrigues Luís

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction