Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

PROFESSORES que leccionam na cidade de Maputo vão beneficiar de mudanças de carreira, promoções e progressões, num exercício visando dignificar a profissão. Trata-se de pouco mais de 1800 mudanças de carreira; acima de 2700 progressões e 1529 promoções, avaliadas em 54.6 milhões de meticais, segundo informação divulgada pela governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura. Leia mais

Comments

A Direcção da Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo exprime a sua preocupação pela fraca adesão dos pais e encarregados de educação no distrito municipal KaNyaka no processo de matrículas de novos ingressos para a primeira classe referente ao ano lectivo de 2019.

A preocupação surge pelo facto de terem sido matriculadas, até agora, apenas cinco crianças naquele distrito desde o arranque do processo das matrículas, a 01 de Outubro corrente, noticiou a Rádio Moçambique.

Dados de todos os distritos municipais da cidade de Maputo referentes ao período, desde o início do processo até à última terça-feira (16), indicam uma realização de 49 por cento para as matrículas de ingresso na primeira classe, cifra que as autoridades consideram de satisfatório, tendo em conta que o processo prossegue até 31 de Dezembro.

“Contudo, temos uma preocupação com o distrito de KaNyaka, onde até ontem (terça-feira) só tínhamos matriculado apenas cinco alunos. Estamos a trabalhar no distrito de KaNyaka, com os encarregados, para levarem os seus alunos e não deixarem tudo para a última hora”, disse o director da Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo, Artur Dombo, no primeiro dia do Conselho Coordenador da Educação, um evento de dois dias.

A fonte disse ainda que o sector da Educação e Desenvolvimento Humano vai contratar para o próximo ano lectivo pelo menos 100 novos professores para a cidade de Maputo.
Dombo afirma, no entanto, que ainda não existe cabimento orçamental para o efeito, pois os fundos são disponibilizados pelo governo central.

O Orçamento do Estado para 2019 deverá ser aprovado durante a sessão ordinária da Assembleia da República, o parlamento do país, que arranca esta quinta-feira.
A fonte também anunciou a introdução do novo livro da primeira classe, actualizado, na sequência do novo currículo do ensino primário.

“O livro da terceira classe passa a ficar em desuso, a partir do próximo ano. Então, estamos a ter um currículo para o ensino básico”, anotou.

Participam no conselho coordenador vários intervenientes do sector da Educação, bem como a governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura.

Comments

Na madrugada desta quinta-feira, três cidadãos de origem ruandesa, que viajavam numa viatura de marca Toyota Noah, AEY 101 MC, morreram e outras três contraíram ferimentos graves, vítimas de um acidente de viação, ocorrido no município da Matola.

O sinistro registou-se por volta das 3:30 horas, no entroncamento das avenidas Eduardo Mondlane e Josina Machel, uma rodovia que dá acesso à Machava-Sede.

Segundo dados colhidos no local, o sinistro envolveu um camião de distribuição de pães, com a chapa de inscrição AGU 220 MC, e foi causado por um corte de prioridade, da viatura turismo de passageiros de marca Toyota Noah, que não obedeceu as regras de trânsito.

Dois feridos são pessoas que também viajavam no carro turismo, e o terceiro, é o motorista do camião. Todos foram transportados para o Hospital Provincial da Matola, de onde um foi transferido para o Hospital Central de Maputo, devido a gravidade dos ferimentos contraídos no embate entre as viaturas.

Familiares das vítimas disseram à nossa Reportagem que os ocupantes da viatura Toyota Noah acabavam de sair de uma vigília religiosa algures na Matola.

Comments

O SECTOR da Educação na cidade de Maputo prevê, para o ano lectivo 2019, construir 27 salas de aula para o ensino primário e nível secundário geral, financiadas pelo Fundo de Apoio ao Sector da Educação (FASE). Leia mais

Comments

ALGUMAS conservatórias dos registos e notariado da cidade de Maputo têm estado a registar um aumento acentuado da demanda para o registo decrianças ou solicitação de outro tipo de documentos. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction