Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O chefe do Programa das Nações Unidas para Habitação (ONU-Habitat) em Moçambique, Wild do Rosário, diz haver necessidade de sensibilização de pedestres para melhorar a sua mobilidade nalgumas vias da cidade de Maputo, como forma de descongestionar outras e evitar acidentes de viação.

Do Rosário disse que a ideia deverá trazer uma combinação integrada entre os vários tipos de transportes existentes na zona metropolitana de Maputo, bem como concorrer para melhorar a mobilidade urbana na cidade.

“Na cidade de Maputo poderíamos ver algumas faixas vedadas para circulação de pedestres, como, por exemplo, a avenida Samora Machel, que vem da praça da Independência para baixa, em que se poderia potencializar mais o uso de alguns meios de transporte como bicicletas”, defendeu.

No sábado, foi lançada a semana de mobilidade sustentável do Grande Maputo, cujo objectivo consiste em sensibilizar os munícipes sobre a mobilidade e o valor do espaço público, um programa que visa aprofundar o diálogo ao nível técnico e institucional de modo a definir uma visão comum sobre a mobilidade urbana na área metropolitana de Maputo.

Na ocasião, Do Rosário vincou que o crescimento demográfico cria pressão dentro da área metropolitana, pelo que a necessidade de introduzir um sistema de transportes integrados visa essencialmente diminuir o fluxo da circulação de pessoas na urbe.

Segundo dados do último censo populacional (2017), as cidades de Maputo e Matola duplicaram a sua expansão demográfica, o que despoleta a necessidade de construção de mais vias de acesso e gera o aumento da mobilidade para as novas zonas residenciais.

Sobre o facto, Do Rosário insta as autoridades a reforçar a combinação integrada da mobilidade urbana.
Acrescentou que a semana de mobilidade sustentável acontece numa altura em que o crescimento demográfico no país atiça a urbanização rápida e, às vezes, desordenada, esperando-se que em 2050 as zonas urbanas abriguem 50 por cento da população do país.

O evento é promovido pelo UN-Habitat, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, a Área Metropolitana de Barcelona e os Arquitectos Sem Fronteiras. (Notícias/AIM)

Sábados

TEMA DE ...

É um facto que as autoridades municipais, há anos, enfrentam ...

...

A INFÂNCIA e a arte são universos muito próximos. ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction