Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

ARRANCA, dentro de dias, o projecto de faixas de rodagem exclusivas ao transporte público de passageiros, entre a Praça dos Combatentes e a baixa da cidade de Maputo, no período compreendido entre as 5:30 as 8:30 e das 15:30 às 19:00 horas.

Pretende-se com a iniciativa imprimir maior fluidez e mobilidade aos transportes públicos de passageiros nas horas de ponta.

Neste sentido, na avenida das FPLM, a pista à esquerda passará a estar reservada exclusivamente às viaturas de transporte público, acontecendo o mesmo nas avenidas Acordos de Lusaka e Guerra Popular.

Segundo o vereador de Transportes e Trânsito no Conselho Municipal de Maputo, João Matlombe, a ideia é eliminar a área dedicada ao estacionamento de viaturas em toda extensão da via, para permitir a circulação em três faixas de rodagem.

“O que nós pretendemos fazer é proibir o estacionamento e abrir espaço para a circulação das viaturas de transporte de passageiros à esquerda e de veículos mistos nas restantes duas. O nosso maior desafio é evitar que as viaturas estacionem na estrada”, disse Matlombe.

Actualmente, está em curso a sinalização horizontal e vertical, nos dois sentidos da via, esperando-se que seja concluída o mais breve possível para dar lugar à educação cívica.

“A nossa expectativa é que possamos arrancar ainda este mês. O que vai acontecer é que teremos muitos agentes de trânsito para disciplinar a circulação e o estacionamento”, afirmou.

Importa realçar que a introdução da medida acontece após a entrada em funcionamento de parte dos 270 autocarros adquiridos numa parceria entre o Ministério dos Transportes e Comunicações e o sector privado.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction