Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

O Governo da cidade de Maputo reitera o seu comprometimento na busca de soluções para combater as piores formas de trabalho infantil. O fenómeno faz-se sentir com intensidade no sector de transporte de carga, trabalho doméstico, agricultura comercial, comércio informal (vendedores ambulantes), indústria pesqueira, exploração sexual, criminalidade e tráfico de drogas, entre outras áreas.

O director de Trabalho, Emprego e Segurança Social, na cidade de Maputo, Jafar Buana, citado pela AIM, revelou que o governo tem-se empenhado para que o futuro da criança não seja comprometido.

Falando ontem, em Maputo, à margem de uma palestra alusiva ao dia do combate ao trabalho infantil, que se comemora sob o lema “A Geração Segura e Saudável”, Buana reconheceu que não tem sido fácil combater o fenómeno.

“É um fenómeno real e do qual não devemos fugir, razão pela qual tem havido muita movimentação do governo no sentido de se estabelecer um quadro real da situação no terreno”, afirmou.

“O trabalho que a criança realiza não deve influenciar o seu crescimento normal, do ponto de vista físico, psicológico e educacional”, referiu.

Buana falou de casos de crianças órfãs devido ao HIV/SIDA e que, por essa via, sentem-se obrigadas a exercer diversas actividades para alimentar dependentes. “É necessário englobar todas essas componentes para melhor interpretarmos o fenómeno.”

Um estudo realizado pelo UNICEF, em 2017, constatou que cerca de 1, 4 milhão de crianças exercem trabalho infantil à escala nacional.

Na cidade de Maputo, mais de 300 mil crianças estão envolvidas em trabalhos remunerados e, deste número, 74,4 por cento estão no sector do comércio e 3,6 por cento na agricultura e pescas.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction