Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Cerca de 19 por cento da população saiu nos últimos 10 anos das zonas urbanas da cidade de Maputo para residir noutros pontos do país, principalmente na província de Maputo.

O censo de 2007 contabilizava um total de 1.099.800 habitantes na cidade de Maputo, número que aumentou para 1.101.170, segundo os resultados preliminares do censo de 2017. A projecção para a cidade de Maputo indicava 1.273.076 habitantes.

O delegado do Instituto Nacional de Estatística (INE) na cidade de Maputo, António Adriano, explicou que o aumento deste número não se deve à mobilidade, como se pode pensar, mas aos nascimentos, uma vez que a cidade não tem registado, em grande escala, a entrada de novas pessoas.
“A cidade de Maputo não tem registado a entrada de pessoas, mas sim a sua saída. O que está a acontecer é que a população que se encontrava na área urbana está a movimentar-se para outros distritos. Sai da cidade para outras províncias ou locais como Marracuene, Matola, assim como Moamba e Manhiça”, explicou a fonte, falando durante as comemorações do Dia Mundial da População.

Segundo o delegado do INE, citado pela AIM, as pessoas que vivem nas grandes cidades ou em sítios com maior urbanização preferem passar para outras zonas em desenvolvimento, em busca de melhores condições.

Esta mobilidade para outros locais da província de Maputo traz consigo desafios para o governo local, de criar, nas zonas de destino, condições que garantam o bem-estar da população.

“O governo tem melhorado as condições nesses locais. Criamos condições para o acesso à educação. Por exemplo, há novas escolas, novos centros de saúde, estamos a melhorar as vias de acesso e estamos a cobrir estes bairros com energia eléctrica. Então, é com base nessas condições que nos permitimos dizer que estamos a criar boas condições para o melhoramento da vida da população”, disse.

Adriano avançou que a esperança de vida da população na cidade de Maputo é, em média, de 60, sendo 63 para mulheres e 56 anos para homens.

De referir que cerca de 64 por cento da população da cidade de Maputo reside nos distritos de KaMpfumo (33 %) KaLhamankulu (20%) e KaMaxakeni (12 %).

Sábados

TEMA DE ...

Apoio. Provavelmente descobrimos a dimensão desta palavra quando ...

...

Há vários anos que a cidade de Maputo e arredores tornou-se ...

CLICKADAS

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction