Director: Júlio Manjate   ||  Director(a) Adjunto(a): 

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, disse que Admira António, primeira comandante de aeronaves comerciais, serve de inspiração para as mulheres que pretendem seguir a carreira da aviação civil.

Falando ontem, em Maputo, na cerimónia de condecoração da primeira comandante de aeronaves comerciais no país, Mesquita acrescentou que a homenagem a Admira António é extensiva a toda mulher emancipada que, em diversas frentes, tem dado o seu contributo para o desenvolvimento do vasto Moçambique.

“A Admira deve servir de inspiração para as jovens que pretendem seguir a carreira da Aviação Civil”, disse, ressalvando que “ela acreditou nas suas capacidades e competências e ombreou lado a lado com os seus colegas e hoje está a colher os frutos da sua dedicação”.

Na ocasião, ele referiu que o país precisa de continuar a encorajar as mulheres a apostarem na aeronáutica.

“Estatísticas sobre a participação da mulher neste ramo lançam um enorme desafio. De um universo de 147 pilotos profissionais, 6 por cento são mulheres. Situação mais preocupante verifica-se na manutenção, onde, por exemplo, na categoria de mecânicos aeronáuticos, em que há um universo de 74 profissionais, apenas cerca de 3 por cento são mulheres”.

Disse que a profissão de oficiais de operações de voo apresenta-se com índices onde a participação da mulher é mais encorajadora. “O país conta com 28 oficiais de operações, dos quais cerca de 36% são mulheres.”

Segundo a AIM, Admira António manifestou, na ocasião, a sua felicidade por ter alcançado o nível. “Estou muito bem e isso é fruto de muito esforço”, pronunciou-se.

Admira está a comandar a aeronave do tipo Embraer 145, da MEX-Moçambique Expresso, subsidiária da LAM.

A comandante teve um excelente desempenho profissional e mais de 3500 horas de voo necessárias para se habilitar a concorrer para comandante, o que deu ainda consistência à possibilidade de uma mulher moçambicana ser comandante de aeronave.

Admira frequentou o curso de piloto da Linha Aérea de Aeroplanos (PLAA) em 2017, pela academia sul-africana “43 Air School” e fez a especialização de comando na SIM AERO TRAINING. Ela realizou o treino de linha no avião e foi aprovada como comandante no dia 16 de Junho deste ano.

A comandante iniciou-se na pilotagem em 2011 e frequentou o curso de aviação na Lanserie Flight Centre, da áfrica do Sul, onde fez as primeiras 35 horas de voo. Em 2012 integrou o grupo de cadetes da MEX, onde participou no curso para pilotos particulares de aeroplanos, tendo somado mais 26 horas de voo.

Em 2013, fez a especialização Type Rating, em França, para pilotar aeronaves do tipo Embraer 145, na qualidade de co-piloto.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction