O Porto de Maputo está a reabilitar uma extensão de mil metros de cais e a melhorar a profundidade para 16 metros, um cometimento que permitirá o aumento da sua capacidade para cerca de 28 milhões de toneladas por ano.
Em 2018, o porto manuseou um volume de carga calculado em 20 milhões de toneladas, mercê do investimento que tem estado a realizar no sentido de assegurar o seu crescimento qualitativo, bem como a sua competitividade.
Segundo o director executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), Osório Lucas, a infra-estrutura portuária deu um salto quantitativo, na medida em que, há sete anos, manuseava 12 milhões de toneladas, mas os grandes investimentos estão a mudar o cenário.
Lucas falava à imprensa, à margem do fórum “Mozambique Ports and Rail Evolution”, plataforma de debate dos desafios ferro-portuários da região, que de ontem até hoje, terça-feira, junta, pela primeira vez na capital moçambicana, Maputo, os intervenientes do sector para uma partilha dos desenvolvimentos registados.
“Moçambique tem algumas histórias positivas para transmitir aos representantes de outros países presentes no encontro. Há grandes investimentos a decorrerem nas nossas infra-estruturas”, disse Lucas, apontando que as iniciativas de desenvolvimento das várias infra-estruturas ferro-portuárias estarão no epicentro dos debates, bem como os planos de desenvolvimento em face das iniciativas de comércio intra-africano.
Na edição do presente ano, de acordo com a fonte, o foco é promover e estimular que haja mais comércio entre as economias africanas, que não é ainda a tendência corrente, porquanto o volume de negócios entre as economias do continente está abaixo de 20 por cento.
Desta feita, a expectativa é assegurar que o fórum sirva para estimular a cooperação entre as economias africanas, mais entre si, e assegurar que os portos desempenhem um papel importante no comércio.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction