O Município de Boane está a sensibilizar os vendedores informais que exercem a sua actividade ao longo da picada que dá acesso à Estação de Tratamento de Água (ETA), junto às barracas do Mazambanine, no sentido de ocuparem as bancas vagas nos mercados da autarquia.

 

 

Segundo o vereador das Actividades Económicas de Boane, Bormino Pita, a ocupação aconteceu de forma desordenada e ilegal pois nenhum dos proprietários das barracas, que aumentam a cada dia, tem licença para o efeito.

 

 

Adiantou que a área em questão poderá futuramente ser palco de obras de ampliação da via, o que dificilmente pode acontecer com as barracas ali erguidas, para além da desordem e insegurança a que os vendedores e compradores estão expostos.

 

 

O “Notícias” apurou dos vendedores que a medida é bem-vinda mas peca por não ser acompanhada de uma proposta de realocação.

 

 

Um dos vendedores, que falou em anonimato, referiu que a medida surpreendeu a muitos, pois 15 dias são insuficientes para conseguir um espaço alternativo.

 

 

A fonte assegurou que são mais de 50 vendedores que há vários anos têm no lugar o seu ganha-pão e a sua saída pode ser uma ameaça à sobrevivência das respectivas famílias.

 

 

Sábado Massingue, que faz restauração nas bermas da Avenida da Namaacha, dá-se por felizardo pois, segundo conta, não é abrangido pela medida, uma vez que está legal, com uma licença passada pelo Município, passam já muitos anos. Contudo, lamenta o facto de muitos que ali vendem não terem outra alternativa senão sair num curto espaço de tempo.

 

 

“A retirada não abrange a todos, mas sim os que estão ao longo da via que dá acesso à Estação de Tratamento de Água”, disse.

 

 

Bormino Pita disse que a auscultação, da passada quinta-feira, era o primeiro contacto com os vendedores e visava prepará-los para abandonar o local, considerado inseguro, e encontrarem formas de se organizar e melhor exercer as suas actividades.

 

 

“O que nós queremos é que as pessoas trabalhem num ambiente organizado e seguro e não o que está a acontecer neste espaço. De um momento para o outro vimos uma expansão acelerada ao longo da via. Ao ritmo em que tudo acontece até parece que as pessoas erguem as barracas de noite, e ninguém apresenta licença”, disse.

 

 

Na esteira da reorganização dos vendedores, o Município de Boane inaugurou recentemente uma feira para venda de produtos agrícolas, onde fruticultores, agricultores e revendedores se juntam em segurança para melhor abastecerem os compradores.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction