A CIRCULAÇÃO de viaturas na Estrada Circular, a partir da zona do Triunfo e o bairro dos Pescadores na capital, esteve condicionada na manhã de ontem na sequência do transporte de material pesado destinado a uma fábrica de cerveja em construção no distrito de Marracuene. Leia mais

Comments

O Bairro de Phazimane, no posto administrativo de Marracuene, província de Maputo, já conta com uma rede eléctrica para fornecer a 1.500 famílias.

A infra-estrutura projectada e financiado pela EDM, num valor de 147 milhões de meticais, foi inaugurada, na manhã de hoje, pelo governador da província de Maputo Raimundo Diomba.

Segundo o delegado da Electricidade de Moçambique (EDM), Fernando Santos, o empreendimento beneficia, neste momento, 52 famílias, estando a decorrer outras ligações domiciliares.

Phazimane é um novo bairro, que surgiu no âmbito de reassentamento das populações retiradas dos bairros de Hulene, Mavalane, Magoanine e Albazine na cidade de Maputo, vítimas de enxurradas de 2013.

Segundo Angelina Matlula, residente, também reassentada, a zona está a registar alguns avanços a nível de desenvolvimento. Apontou o problema da estrada, como sendo o mais inquietante, e, pediu para que a sua resolução fosse mais breve, de modo a permitir a circulação de viaturas para o transporte de pessoas e bens.

Comments

O transporte de passageiros da Área Metropolitana de Maputo poderá contar, a partir de Agosto, com um novo dispositivo electrónico de pagamento de passagens que estará acoplado aos serviços financeiros. Denominado bilhética, o sistema permitirá aos passageiros viajar a custos globais mais reduzidos, bastando, para isso, estar interligado aos serviços financeiros MPesa, Mkesh, Ponto 24, entre outros. LEIA MAIS

Comments

O governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, apelou na manhã de hoje, a população da localidade de Michafutene, no distrito de Marracuene, a fortificar a vigilância como forma de manter a ordem e sossego da comunidade.  

Diomba expressou o apelo e deixou esta orientação, quando dirigia um comício popular na administração local, onde defendeu esta ser uma das formas de solucionar ou minimizar a onda de crimes, tais como, roubo, violação sexual e violência doméstica, apresentados pela comunidade.

A população apontou também, a existência de edifícios em obras e outras abandonadas como sendo albergues de malfeitores, tendo reclamado, de residências em que se dedica a comercialização e consumo de drogas, substâncias consideradas como estimulantes para cometimento de crimes.

Diomba argumentou que a maior parte dos crimes praticados na comunidade são protagonizados pelos próprios moradores ou com a conivência dos mesmos.

Segundo ele, o criminoso não anda a apalpar onde pretendem roubar, mas sim actua com na base de informações detalhadas sobre o alvo de assalto e os respectivos bens pretendidos.

Declarou que as informações sobre a casa e os bens a serem roubados ou ataque às pessoas são fornecidas aos bandidos por pessoas próximas das vítimas.

Quanto às obras e terrenos abandonados usados como esconderijos dos malfeitores, o governador prometeu que as estruturas competentes vão fazer uma inspecção em coordenação com a comunidade, para identificar os espaços em desuso e analisar a validade do titulo de uso e aproveitamento da terra. Garantiu que caso se verifique situações em que    o titular não cumpre com o que preconiza o a licença vai se aplicar o que a lei rege, multa ou perda do direito de uso e aproveitamento.

Comments

O Governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, chegou esta manhã ao distrito de Marracuene para uma visita de trabalho de dois dias àquela parcela do país. 

A visita acontece no âmbito da governação aberta e inclusiva, através da qual o governador pretende inteirar-se do nível de cumprimento do Plano Económico Social.

Em Marracuene, Diomba vai visitar empreendimentos socioeconomicos, dirigir reuniões e comícios populares.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction