Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

AS obras de construção da ponte sobre o rio Namicopo na zona de Namiepe, na cidade de Nampula, são de fraca qualidade e não oferecem qualquer segurança quer aos automobilistas, quer aos transeuntes.

A população que diariamente usa a via nos seus afazeres diários lança um grito de clamor para que a obra seja fiscalizada e, consequentemente, corrigidos os erros que num futuro, a breve ou médio prazo, podem provocar uma fatalidade.

“O empreendimento é muito bem-vindo. Até porque está a ser erguido com base em material convencional. Porém, a sua construção não está a obedecer o recomendado em obras de construção civil, o que periga a vida dos principais utilizadores e não só”, denuncia a população.

César António, de 43 anos de idade, disse que na parte superior da ponte está a ser utilizado o ferro de construção de 10mm, quando devia se aplicar, no mínimo, o de uma espessura de 16mm para conferir maior durabilidade da infra-estrutura.

A liderança da Unidade Comunal das Palmeiras 2 já comunicou o facto ao dono da obra, o Conselho Municipal, mas até então nada se fez com vista à correção dos erros. Se a vista grossa persistir, segundo Jacinto Filimone, produtor de hortícolas nas redondezas de Namicopo, a ponte poderá desabar a qualquer momento, tendo em conta o trânsito de viatura, de entre ligeiras e pesadas que por ali passarão.

Piedoso Pamela, técnico de construção civil, explicou à nossa Reportagem que qualquer ferro pode ser usado em obras de construção de pontes, mas é necessário identificar o tipo de espaçamento, facto que vai ditar a quantidade a ser utilizado na infra-estrutura.

A fonte entende que a utilização do ferro de construção deve ser em quantidades que respeitam o peso bruto e a capacidade de carga. Mas se esses procedimentos não forem respeitados, a obra pode não oferecer a qualidade desejada e, consequentemente, pouca durabilidade.

Entretanto, o responsável pela obra, Genito Francisco, falou telefonicamente ao “Notícias”, tendo desvalorizado as reclamações da população alegadamente porque são pessoas sem conhecimentos sólidos sobre a construção civil.

Afirmou que a sua empresa dispõe de técnicos com as necessárias habilidades e competências para construir uma ponte e não constitui a verdade a informação segundo a qual o ferro que está a ser usado seja de 10mm.

“Para o seu conhecimento, ali não existe nenhum ferro de 10mm. Nós estamos a usar ferro de 12 e 16mm”, precisou Genito Francisco.

O nosso interlocutor deu a conhecer que os trabalhos do referido empreendimento estão a ser desenvolvidos com fundos próprios, porque a edilidade ainda não desembolsou o dinheiro para o pagamento da empreitada.

Sábados

TEMA DE ...

O RESPEITO pelo bom profissional de saúde, reconhecendo publicamente ...

CLICKADAS

...

TEMOS dito muitas vezes, aqui, que continuam enganados aqueles que pregam o ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction