Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A FRELIMO, na cidade de Maputo, lançou ontem um ciclo de formação de quadros visando a preparação dos militantes para o processo de auscultação e ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

Economia

A empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) alcançou, em 2017, um volume de negócios de 2,8 mil milhões de meticais, o que representa um crescimento de 2 por cento, ...

terça, 19 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

DAÚDO Razak é o novo treinador do Chibuto, em substituição de Artur Semedo, que se demitiu na semana passada, alegando indecência no clube, logo após a ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

Nacional

OS NÍVEIS de poluição do rio Revuè estão a reduzir consideravelmente nos últimos tempos, o que resulta de uma orientação dada pelo Presidente ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

MOÇAMBIQUE está a ensaiar a introdução de uma vacina contra a cólera, doença que actualmente afecta as províncias de Maputo, Tete e Nampula, com tendência para atingir outras zonas do país.

O fármaco está presentemente a ser ensaiado, desde o ano passado, na província de Nampula, considerada região de alto risco, com o intuito de se testar o seu impacto na prevenção da doença. O processo decorre agora na sua fase final de análise de dados, antes de se decidir pelo seu uso preventivo em todo o território nacional.

“Pensamos que esta experiência poderá trazer resultados positivos, uma vez que a epidemiologia desta doença varia. Em alguns locais, a transmissão pode ser feita de pessoa para pessoa, mas em outros locais pode ser feita através de fontes comuns de contaminação. Então, teremos que ver qual é epidemiologia e como é que poderemos depois adequar a sua aplicação no nosso país. Mas todo o trabalho tem sido feito no sentido de garantir que, de facto, possamos aplicar a vacina logo que esteja disponível para o efeito”, disse Mouzinho Saide, Vice-ministro da Saúde.

Falando ontem, em Maputo, na reunião do grupo multissectorial constituído por representantes de diversos ministérios, parceiros de cooperação, municípios e governo, Mouzinho Saide fez saber que há desafios a considerar na introdução da vacina, no que diz respeito à sua disponibilidade.

Explicou que a sua aquisição é um processo, tendo em conta que ainda não está amplamente disponível no mercado, havendo necessidade de se requisitar junto da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É um processo de candidatura através da OMS em que os países candidatos mostram qual é a pertinência de ter a vacinação, e se existem condições para o efeito. Penso que Moçambique já demonstrou ao longo do tempo que tem condições para garantir que a vacina seja aplicada com alguma qualidade, e que haja uma monitoria adequada para garantir o seu sucesso”, explicou o vice-ministro da Saúde.

A referida vacina foi massivamente utilizada no Sudão, tendo contribuído para a redução da epidemia, aliada a acções de prevenção tais como a melhoria das condições de saneamento do meio e observância das medidas de higiene colectiva e individual.

A cólera, segundo Mouzinho Saide, é uma doença que se transmite através do consumo de alimentos contaminados. É por esta razão que as autoridades de saúde têm instado as comunidades a consumir água tratada, lavar bem os alimentos e as mãos antes de comer e depois de usar o sanitário ou trocar a fralda ao bebé.

Desde que a epidemia eclodiu no país em quatro províncias nomeadamente Maputo-província, Maputo-Cidade, Nampula e Tete, já matou duas e contaminou mais de mil pessoas.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction