Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou à população do distrito fronteiriço de Molumbo, na província da Zambézia, para valorizar a moeda ...

quinta, 21 junho 2018
Leia +

Economia

o Director-GERAL das Alfândegas, Aly Mallá, reiterou o compromisso que a autoridade aduaneira tem no tocante ao melhoramento do processo de desembaraço aduaneiro de mercadorias, ...

quarta, 20 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O URUGUAI juntou-se à Rússia nos oitavos-de-final, depois de ter triunfado ontem por 1-0 sobre a Arábia Saudita.

quinta, 21 junho 2018
Leia +

Nacional

A Polícia da República de Moçambique (PRM), no Niassa, está a reforçar as medidas de prevenção e combate à violação da fronteira ...

quinta, 21 junho 2018
Leia +

Inovadores de nove países africanos são finalistas pelas suas notáveis inovações nos sectores dos cuidados de saúde, engenharia, energia e comunicações.

A Fundação Africana para a Inovação (AIF) anunciou, quinta-feira última, os dez candidatos que irão competir pelo Prémio de Inovação para África (IPA) (http://APO.af/iaUJZd) 2017, a ser entregue em Acra, Gana, no dia 18 de Julho de 2017.

Trata-se de finalistas da República Democrática do Congo, Egipto, Quénia, Libéria, Marrocos, Nigéria, África do Sul, Uganda e Zimbabwe.

Os participantes desta edição apresentaram soluções inovadoras para resolver desafios no continente africano, nomeadamente no sector agrícola, cuidados de saúde, energia, comunicações, serviços assim como em segurança com a proposta de drones.

Os melhores inovadores deste ano foram submetidos a um processo de selecção através de um painel composto por júris do ramo empresarial, académicos, especialistas em tecnologia e científicos que representam os principais influenciadores africanos em inovação.

“É com satisfação que anunciamos os candidatos do IPA2017, enquanto continuamos a catalisar o espírito de inovação e identificar o potencial inexplorado na África. Pela primeira vez, há candidatos a representar a República Democrática do Congo, Libéria e Zimbabwe. Aliás, devido ao papel essencial desempenhado pelas mulheres africanas na transformação do continente, é emocionante ver mais representação feminina entre os 10 finalistas”, disse Walter Fust, presidente do Conselho Directivo da AIF.

Ao proporcionar plataformas que reconhecem a excelência da inovação em África e que mobilizam os inovadores africanos, os inovadores dizem que continuam a viver segundo o seu lema o qual pretende atrair, inspirar e transformar.

“As histórias destes candidatos recordam-nos que a inovação e as soluções lideradas por africanos são realmente a resposta ao crescimento e à prosperidade de África", acrescenta.

O IPA, principal iniciativa de inovação no continente africano, celebra este ano a sexta edição sob o tema “Inovação africana: investir em prosperidade”, oferecendo um grande prémio de 185.000 dólares e incentivos para estimular o crescimento e a prosperidade na África através de soluções internas.

O número de candidaturas e o crescente aumento de inovadores e de impulsionadores da inovação ao longo das seis edições do IPA é significativamente maior. Até à data, o IPA atraiu mais de 7500 inovadores de 52 países africanos, fazendo dele uma verdadeira iniciativa pan-africana.

A edição 2017 do IPA testemunhou um número recorde de candidaturas de mais de 2530 inovadores de 48 países africanos. A Fundação apoiou vencedores e candidatos em anteriores edições com cerca de um milhão de dólares para avançarem com as suas inovações. Devido à exposição gerada pelo IPA, os vencedores de anteriores edições conseguiram garantir 30 milhões de dólares em investimentos para crescerem e redimensionarem os seus negócios.

Os apurados e suas inovações

Foram candidatos apuradas entidades empresariais e singulares que se evidenciaram na primeira fase. De Uganda destaque vai Philippa Ngaju Makobore, que inovou na alimentação intravenosa controlada electronicamente (ECGF).

Nzola Swasisa, da República Democrática do Congo, inventou o Lokole, um aparelho que permite aceder aos correios electrónicos de forma eficiente em qualquer lugar.

Já o nigeriano Omolabake Adenle criou um software de reconhecimento de voz e síntese de fala para idiomas africanos. Nokwethu Khojane, da África do Sul, inventou o Lakhenié, um modelo de negócio social que liga famílias com baixos rendimentos, de forma a negociar descontos no processo de compra em bens e serviços.

 Badr Idriss, do Marrocos, criou o Atlan Space, um software utilizado para gerir operações de veículos aéreos não tripulados (VANT) ou drones.

 À Aly El-Shafei coube a criação do activador electromecânico inteligente com rolamento radial integrado “SEMAJIB”. O liberiano Dougbeh-Chris leva o Nyan, Libéria, uma nova tecnologia para detecção rápida de infecções com apenas um teste. Já Gift Gana, do Zimbabwe criou o Dr. CADx, um software que ajuda os médicos e provedores de cuidados de saúde a diagnosticar imagens médicas de forma mais precisa.

O nigeriano Olanisun Olufemi Adewole criou um teste rápido não invasivo para detectar tuberculose, a segunda causa de morte na África, depois do VIH/SIDA.

Os vencedores vão receber como primeiro prémio, um valor de 100 mil dólares norte-americanos para o segundo classificado caberá o valor de 25.000 dólares, um prémio especial para Impacto Social de 25 000 dólares, e um cupão para os restantes sete candidatos no valor de 5.000 dólares para além de incentivos adicionais que incluem oportunidades de investimento, formação e acesso à rede de impulsionadores de inovação, apoio continuado e cobertura mediática.

 

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction