Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A FRELIMO, na cidade de Maputo, lançou ontem um ciclo de formação de quadros visando a preparação dos militantes para o processo de auscultação e ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

Economia

o Director-GERAL das Alfândegas, Aly Mallá, reiterou o compromisso que a autoridade aduaneira tem no tocante ao melhoramento do processo de desembaraço aduaneiro de mercadorias, ...

quarta, 20 junho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

DAÚDO Razak é o novo treinador do Chibuto, em substituição de Artur Semedo, que se demitiu na semana passada, alegando indecência no clube, logo após a ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

Nacional

TRÊS pessoas morreram e cerca de 40 casas foram incendiadas num ataque ocorrido na noite de ontem (19), na aldeia de Litandacua, posto administrativo de Chai, no distrito de Macomia. O ...

quarta, 20 junho 2018
Leia +

Alunos de pelo menos 16 escolas, maioritariamente primárias, de Maputo, Gaza e Inhambane, têm clubes ambientais, fóruns de partilha e discussão de mecanismos de preservação da natureza e minimização dos efeitos das mudanças climáticas.

Os clubes vêm sendo instalados desde 2015 numa coordenação entre o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Kulima, uma organização não-governamental que trabalha em questões na área de desenvolvimento sustentável.

Dos 16 órgãos ambientais, dois acabam de ser criados este ano e ontem as crianças envolvidas e os respectivos professores coordenadores foram capacitados sobre preservação do meio, mudanças climáticas e uso de energias novas e renováveis, como lâmpadas solares.

A capacitação abrangeu ainda o uso de fogões melhorados que poupam lenha e/ou carvão, contribuindo para a redução do abate de árvores.

Anathalie Musabyrariya, da Kulima, disse que a ideia dos clubes nas escolas é disseminar as boas práticas ambientais nas crianças a partir de tenra idade e potenciar o seu carácter mobilizador aos irmãos mais velhos, país, famílias e comunidade.

Acredita-se que educando os menores pode-se conseguir ter uma futura geração mais consciencializada dos problemas ambientais e cuidados a prestar à natureza. Outra vantagem é que as crianças facilmente ensinam os mais velhos com os quais diariamente interagem.

Os dois novos clubes ambientais estão nas Escolas Primária Unidade 25 e Secundária Sansão Muthemba, ambas localizadas no distrito municipal de KaMaxaquene, na cidade de Maputo.

Artur Dombo, director da Educação e Cultura naquela área da capital, disse que os clubes ambientais têm um papel muito importante na medida em que disseminam boas práticas nas crianças e estas levam-nas às famílias e comunidades nas quais vivem.         

Garantiu que os ensinamentos já começaram a mudar a atitude dos menores, havendo hoje maior consciência sobre os cuidados a ter com o ambiente que se traduzem no plantio de árvores e jardinagens das escolas.

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

A multiplicidade étnica e religiosa é, sem dúvida, uma ...

...

A busca por um sistema educacional que incluísse as línguas, ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction