Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A província de Nampula recenseou, até quinta-feira, último dia do processo, 1.081.490 potenciais eleitores, o que representa 92.37 por cento da meta projectada.

segunda, 21 maio 2018
Leia +

Economia

O Ministério da Indústria e Comércio, com o apoio do Grupo Banco Mundial, realiza hoje, em Maputo, o lançamento de um estudo do “Doing Business” a nível ...

domingo, 20 maio 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo recebeu e derrotou ontem, no Estádio da Machava, a Liga Desportiva, por 1-0, e alargou a vantagem sobre os concorrentes ao primeiro lugar do ...

domingo, 20 maio 2018
Leia +

Nacional

A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB) desembolsou 25.7 milhões de meticais (cerca de 429 mil dólares americanos) para a construção de um centro de saúde ...

segunda, 21 maio 2018
Leia +

A FEIRA de Ciência e Tecnologia deve constituir uma plataforma para divulgação de conhecimentos e apropriação de métodos científicos de aprender e saber fazer com base nos recursos locais, diz a secretária permanente da província de Nampula, Verónica Langa.

Ela falava a propósito da Feira Provincial de Ciência e Prevenção do HIV/SIDA, evento promovido pela Direcção de Ciências e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, com o objectivo de formar cientistas moçambicanos do amanhã.

O evento foi organizado em coordenação com o grupo de voluntários do Corpo da Paz, organização norte-americana que trabalha na prevenção e combate ao HIV/SIDA no país.

A Feira de Ciência e Tecnologia, segundo a secretária permanente, pretendia potenciar e incentivar o ensejo dos estudantes em diversas escolas doEnsino Técnico-Profissional e do Ensino Superior nas áreas de Ciências Exactas.

Ainda de acordo com a fonte, este tipo de feira serve para  a avaliação do desempenho dos professores e alunos e o apuramento de melhores talentos seleccionados nas feiras da fase distrital, onde serão apurados os melhores alunos na fase provincial para representar Nampula na etapa nacional que terá lugar em Setembro na cidade de Quelimane, província da Zambézia.

Ela referiu que o sucesso da feira depende da participação e interacção não só dos expositores e o público, mas também do intercâmbio entre várias montras para troca de experiências.

“É através de feiras como esta que o Governo pretende fortalecer o espírito empreendedor para elevar a capacidade de intervenção dos alunos no desenvolvimento do país”, explicou Langa.

Por sua vez, a representante do Corpo da Paz, Victória Mann, disse que o evento visava incentivar os alunos das escolas gerais e técnico-profissionais a gostarem da ciência para conquistar conhecimentos dos métodos das Ciências Exactas para que o país possa ter vários cientistas.

“Pretendemos ensinar aos alunos sobre o uso de métodos científicos para o desenvolvimento do país nesta área”, disse Mann.

 

Sábados

CLICKADAS

...

A ROTA do desenvolvimento é uma peregrinação cheia de ...

TEMA DE ...

NO princípio do ano o Conselho Municipal da Cidade de Maputo prometeu ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction