Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A SITUAÇÃO política, económica, social e cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) domina a reunião do Conselho de Ministros da ...

segunda, 16 julho 2018
Leia +

Economia

A linha aérea Air Botswana assinou um acordo SPA (Special Prorate Agreement) com as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), para prolongar a sua rede de rotas, segundo anunciou na ...

sexta, 13 julho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

A França é a nova campeã do mundo de futebol. Os gauleses bateram na final do Mundial-2018 a Croácia, por 4-2, partida disputada no Estádio Luzhniki, em Moscovo. ...

domingo, 15 julho 2018
Leia +

Nacional

O Governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, recomendou as autoridades sanitárias a encontrar uma estratégia para estancar o roubo de medicamentos nas unidades ...

segunda, 16 julho 2018
Leia +

QUARENTA moçambicanos partiram, este ano, para formação em universidades indianas, em diversas áreas do saber, com destaque Agricultura, Economia e Arte.

A ida destes cidadãos à Índia acontece no contexto do programa de bolsas de estudo que este país coloca à disposição de países africanos, incluindo Moçambique, que têm anualmente 120 vagas para colocar seus estudantes e funcionários públicos, em cursos de curta e longa duração.

Fonte do Alto-Comissário da Índia em Moçambique disse notar com satisfação o nível de interesse e adesão que muitos cidadãos nacionais têm de se formar neste país asiático, também a título individual.

Entre os últimos bolseiros deste ano, está Apurva Ivânia Elisabeth de 17 anos de idade que deixou ontem o país, com destino à Universidade de Bangalore, onde vai se formar em Agricultura.

Com um misto de sentimentos, alegria e tristeza por perseguir um sonho e por deixar o solo pátrio, a rapariga comprometeu-se a dar o seu máximo de modo a não decepcionar aos que confiaram no seu potencial.

Residente do bairro de Maxaquene, Apurva foi uma excelente aluna na Escola Secundária Francisco Manyanga e, por conta do seu bom desempenho, foi apurada para a bolsa de estudo que terá a duração de três anos de formação e um de especialização.

Disse estar confiante na sua inserção no mercado de emprego e que, caso não, poderá apostar no empreendedorismo, fazendo algo como agro-processamento.

 “Na verdade, eu queria formar-se em medicina mas, como este ano não há vagas para este curso, escolhi Agricultura. Fui uma boa aluna em Biologia e Química, disciplinas cruciais tanto na agronomia como Medicina”, disse.

A candidata deixou um conselho aos jovens da sua idade para apostarem nos estudos pois, segundo disse, a escola é a base de tudo na vida.

Para os representantes do Alto–Comissário da Índia, todos os cursos leccionados pelo seu país são cruciais e destacam a pertinência, por exemplo, da Agricultura para Moçambique, por possuir muita terra arável, 75 por cento da sua população a depender de agricultura e, por conseguinte, necessitar de mão-de-obra qualificada para desenvolver este sector.

“Recentemente, atribuímos cinco bolsas de estudo para estudantes do ramo de engenharia de petróleo e gás, numa altura em que Moçambique está na corrida da prospecção destes recursos naturais. Acreditamos que os jovens farão diferença, já na altura da pesquisa”, salientou a fonte. 

Agricultura, infra-estruturas, tecnologias de informação e comunicação (TIC), gestão, auditoria, construção de estradas, medicina, engenharia de petróleo e gás, são alguns dos cursos de formação leccionados por diversas universidades indianas, nos níveis de bacharelato, licenciatura, mestrado e doutoramento.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction