Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

Opinião

Politica

A SITUAÇÃO política, económica, social e cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) domina a reunião do Conselho de Ministros da ...

segunda, 16 julho 2018
Leia +

Economia

A linha aérea Air Botswana assinou um acordo SPA (Special Prorate Agreement) com as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), para prolongar a sua rede de rotas, segundo anunciou na ...

sexta, 13 julho 2018
Read more
Pub
SN

Desporto

A França é a nova campeã do mundo de futebol. Os gauleses bateram na final do Mundial-2018 a Croácia, por 4-2, partida disputada no Estádio Luzhniki, em Moscovo. ...

domingo, 15 julho 2018
Leia +

Nacional

O Governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, recomendou as autoridades sanitárias a encontrar uma estratégia para estancar o roubo de medicamentos nas unidades ...

segunda, 16 julho 2018
Leia +

Quatrocentos mil dólares norte-americanos estão a ser investidos em Nacala-Porto, Quelimane e Pemba, num projecto de adaptação das cidades costeiras (CCAP), que, entre outras actividades, contempla a construção de doze 12 casas-modelo, resilientes aos eventos extremo.

Chuva, ventos fortes, inundações e outros eventos têm estado a fustigar a zona costeira de Cabo Delgado, na sequência dos efeitos das mudanças climáticas.

A directora da CCAP, Maria Olanda Bata, disse ter ficado satisfeito em relação ao ritmo das obras pois, segundo disse, até Setembro, o empreiteiro vai entregar das primeiras duas casas, de um total de doze, que devem ser concluídas até Junho do próximo ano.

Além de habitações o projecto contempla também a formação técnica de oito artesões que, depois de término das obras, deverão formar outros que vão replicar a experiência, ao nível da cidade de Pemba, da província e também do país.

Segundo a directora de CCAP, a particularidade das casas modelo de construção, que usa também material localmente disponível, reside nos procedimentos técnicos.

As estacas (forquilhas ou pau-a-pique) devem ser cravadas a uma profundidade de 70 centímetros e não devem ser emparelhadas. A distância de separação entre elas deve ser rigorosamente de 10 centímetros, e os bambus amarrados aos paus-a-pique para efeitos de construção das paredes devem ser secos, para evitar possíveis ataques de fungos, e a uma distância de 15 centímetros.

Para construção das paredes, deve se usar pedra e cimento, e em caso de se recorrer a argila, tem que ser salpicado com cimento. A inclinação do tecto deve ser de 45 graus, para permitir que as folhas de palmeiras ou capim despejem toda a agua que cai sobre elas.

Quando a cobertura é de chapas, estas devem ser de 40 milímetros de espessura, assentadas em barrotes de pinho e com recurso a um tipo de prego específico.

As inundações verificadas em 2014 e 2015 provocaram danos económicos e sociais incalculáveis, tendo sido necessário reassentar centenas de famílias.

No âmbito do Programa de Adaptação das Cidades Costeiras, Nacala-Porto, Quelimane e Pemba estão a beneficiar de assistência financeira da Agência Americana para Desenvolvimento Internacional (USAID), na ordem de 400 mil dólares equivalente, na altura da celebração de contrato, 2013, a 15 milhões de Meticais.

Sábados

TEMA DE ...

A alegoria da caverna de Platão é esclarecedora quanto ...

CLICKADAS

...

José Craveirinha, o nosso poeta maior, escreveu: “O ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction