A ESCOLA é o celeiro da nação. A lógica da agricultura não difere muito da desta instituição. Na verdade, o que as torna diferentes é o facto de o processo de cultivo na escola levar muito mais tempo, o que se justifica com os efeitos que a sua colheita representa.

Mas é preciso perceber que as actividades escolares não se limitam apenas à transmissão de teorias e teoremas. Há uma necessidade de incutir e incentivar a necessidade de participação nos movimentos de cidadania, como a reivindicação de direitos. E, naturalmente, porque é um processo que envolve pessoas, não pode estar diluído da sua dimensão humana, de convivência sã. Por outro lado, é preciso assumir que, quanto mais esclarecermos aos petizes a importância da escola, melhor estaremos a construir o futuro do país. Por outro lado, é necessário que se perceba que enquanto os petizes se aplicam nos livros, os adultos, independentemente do seu género, têm de correr atrás do pão, até porque é com estes exemplos que se consolidam os ensinamentos dos manuais. 

  

Mais recentes

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,55 60,70
ZAR 4,37 4,45
EUR 69,97 71,32

15.12.2017   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

HÁ uns anos um deputado da Assembleia da República, meu amigo,  ...
2017-12-15 23:30:00
IMPLICÂNCIA sem motivos. É comum não nutrirmos simpatia por ...
2017-12-15 23:30:00
AS FESTAS!... EM boa verdade elas, sobretudo as que se avizinham, são ...
2017-12-14 23:30:00
DEFINITIVAMENTE  não sou dono do meu tempo. Nunca fui, e jamais serei. ...
2017-12-14 23:30:00
TERMINEI o último artigo manifestando pesar pelo facto de as obras de ...
2017-12-14 23:30:00