A ESCOLA é o celeiro da nação. A lógica da agricultura não difere muito da desta instituição. Na verdade, o que as torna diferentes é o facto de o processo de cultivo na escola levar muito mais tempo, o que se justifica com os efeitos que a sua colheita representa.

Mas é preciso perceber que as actividades escolares não se limitam apenas à transmissão de teorias e teoremas. Há uma necessidade de incutir e incentivar a necessidade de participação nos movimentos de cidadania, como a reivindicação de direitos. E, naturalmente, porque é um processo que envolve pessoas, não pode estar diluído da sua dimensão humana, de convivência sã. Por outro lado, é preciso assumir que, quanto mais esclarecermos aos petizes a importância da escola, melhor estaremos a construir o futuro do país. Por outro lado, é necessário que se perceba que enquanto os petizes se aplicam nos livros, os adultos, independentemente do seu género, têm de correr atrás do pão, até porque é com estes exemplos que se consolidam os ensinamentos dos manuais. 

  

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,31 59,47
ZAR 4,74 4,83
EUR 70,23 71,64

25.01.2018   Banco de Moçambique

Opinião & Análise

AGORA que se aproxima o período eleitoral - a 10 de Outubro realizam-se as ...
2018-04-20 00:30:00
O ACTUAL cenário que se desenha com a provável mudança de ...
2018-04-20 00:30:00
HÁ sensivelmente um mês, a Inglaterra lançou um autêntico ...
2018-04-20 00:30:00
UNS chamam “praxe académica” e outros ...
2018-04-19 00:30:00
O GOVERNADOR de Inhambane, Daniel Chapo, antes de exercer a actual ...
2018-04-19 00:30:00